Connect with us
Reservatório Cava da Pedreira

Destaque

Cava da Pedreira: Guarujá é principal cidade beneficiada pelo novo reservatório

Published

on

Reservatório Cava da Pedreira

Guarujá será a principal cidade beneficiada com a construção do reservatório da Cava da Pedreira. O edital de licitação dela foi lançado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (20). A cerimônia ocorreu de forma virtual e contou com a participação do prefeito Válter Suman; do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia; diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, entre outras autoridades.

A viabilização do mega reservatório foi alvo de constantes cobranças do Município à Sabesp, como forma de mitigar os episódios de desabastecimento de água nos períodos de estiagem ou de alto consumo, como na temporada de verão.

De acordo com a empresa, os períodos de estiagem afetam diretamente a vazão dos rios Jurubatuba e Jurubatuba Mirim, que fornecem água à Cidade. O volume de captação deles chega a cair dos normais dois mil litros por segundo para menos da metade.

Depois de pronto, o mega reservatório será capaz de armazenar 3 bilhões de litros de água bruta, o que, por si só, garantiria o abastecimento de Guarujá por dois meses. “É a emancipação de Guarujá do ponto de vista do abastecimento de água. E uma obra que vai beneficiar toda a Baixada Santista, diminuindo a sobrecarga nos demais sistemas que servem a região, que são interligados”, destaca o vice-governador Rodrigo Garcia.

Demais melhorias e investimento

O empreendimento também prevê obras para ampliar a captação de água do Sistema Jurubatuba, aumentando para 2,5 mil litros por segundo. Também haverá a interligação de adutoras e a implantação de um sistema de bombeamento, para que a vazão e o armazenamento ocorram de forma equalizada.

As obras têm previsão de durar cerca de 60 meses após a assinatura do contrato com a empresa vencedora, que deve ser conhecida ainda no segundo semestre deste ano. A expectativa de início da obra é em 2022. O investimento previsto é de R$ 133,6 milhões.

“É uma notícia que Guarujá esperava com avidez há muito tempo, lutamos muito para isso. Só com a Cava da Pedreira será possível exorcizar para sempre o fantasma do desabastecimento de água. Vamos ajudar no que for preciso para tentar abreviar ao máximo o prazo da obra”, ressalta o prefeito da Cidade, Válter Suman.

FOTOS: PMG

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement