Connect with us

Arvoredos

Colunas

CEDOM promove ações para manter viva história da Cidade

Published

on

O Centro de Documentação e Memória de Guarujá, o CEDOM Guarujá, vem desde a sua fundação promovendo ações com o propósito de explorar e manter viva a história do município.

Neste mês de novembro, a entidade realizou a entrega da premiação do Concurso de Literatura Histórica Infanto Juvenil de Guarujá e inaugurou a Exposição de Maquetes Históricas de Guarujá, que fica em exposição até dezembro.

A premiação I Concurso de Literatura Histórica Infanto Juvenil de Guarujá aconteceu no último sábado (12), no salão de eventos do Restaurante Al Mare.

O evento contou com a participação de integrantes da diretoria do CEDOM, representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), professores, pais e patrocinadores.

Segundo Enrique Dias, presidente da entidade, o projeto aconteceu graças ao envolvimento de apoiadores e patrocinadores.

“Agradeço, especialmente, aos apoiadores Mara Góes, Eulália Fernandes, Rosana Artilheiro Esteves Alves, Edison da Silva Martins Pinto, Frederico Antônio Gracia pela realização deste projeto”, disse o presidente na ocasião da premiação.

Também patrocinaram o evento as empresas: Restaurante Al Mare, Bartolotto Troféus e Medalhas e Bicicletaria Cajueiro.

“Em 2023, teremos a segunda edição deste maravilhoso concurso”, encerrou o evento, Enrique Dias.

Dezoito trabalhos foram selecionados para a premiação.

Confira os nomes dos ganhadores:

1º lugar
Ana Luiza Sena Santos – escola Ary de Souza, que recebeu como prêmio um Tablet, troféu, uma medalha de ouro e um certificado.

2º lugar
Arthur Herculano Justino – escola Ivonete da Silva Câmara, premiado com uma bicicleta, uma medalha de prata e o certificado.

3º lugar
Miguel Trindade Landim – escola Ivonete da Silva Câmara, que ganhou um skate, uma medalha de bronze e o certificado.

Exposição de maquetes históricas segue até 11 de dezembro

No último dia 11 de novembro foi inaugurada a ‘Exposição de Maquetes Históricas de Guarujá’, que retratam costumes e ambientes memoráveis da Cidade.

A exposição aberta ao público até o dia 11 de dezembro, nas dependências do Center Shopping Guarujá, que fica na rua Mário Ribeiro, 357, no centro da Cidade.

Quem visitar o local vai poder conferir uma série de ambientes datados da década do século passado, como as cabines de banho usadas na praia por banhistas que frequentavam a Pérola do Atlântico.

Você também vai ver a primeira estação de trem de Pitangueiras, que ficava na Rua Petrópolis, além da primeira balsa de madeira que fazia a travessia de cinco carros para a Cidade de Santos.

Entre as obras, a maquete do antigo Cassino, demolido em 1988, que tinha uma área de 2.891 m2, e ficava instalado na área central de Guarujá, em frente ao antigo Clube da Orla, onde hoje está instalado o Shopping La Plage.

Todas as obras pertencem ao maquetista santista, Marcelo Paixão (foto), premiado nacionalmente. O artista conta com um acervo histórico de Guarujá.

Marcelo conta que coleciona miniaturas há mais de 40 anos, com um acervo de 5 mil peças, entre miniaturas de automóveis e trens elétricos. Ele participa de campeonatos, concursos e exposições com os seus dioramas, ferrovias e maquetes.

SERVIÇO
Exposição de Maquetes Históricas de Guarujá
Local: Center Shopping Guarujá (rua Mário Ribeiro, 357)
Data: até 11 de dezembro
Horário: 10h às 19h

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement