Connect with us

Bastidores do Esporte – Nelsinho Filho

Celeiro de Craques

Published

on

Leonardo e Lara Cavazine Santos de Souza/Arquivo pessoal

Bastidores do Esporte

Celeiro de Craques

Nome – Lara Cavazine Santos de Souza
Nome – Leonardo Cavazine Santos de Souza
Nascimento – 01/12/2007
Modalidade Esportiva – Xadrez

Os enxadristas e irmãos gêmeos fraternos Lara Cavazine (Larinha) e Leonardo Cavazine (Léo), não são promessas, mas sim, verdadeiras realidades no que diz respeito à resultados obtidos nos jogos de Xadrez.

Nascidos prematuramente (seis meses e 15 dias) no dia 01 de dezembro de 2007, na Cidade de Santos, os gênios do tabuleiro são filhos de Luciene Cavazine e Fabiano Santos.

Residentes em Vicente de Carvalho, a paixão pelo Xadrez teve início aos quatro anos de idade, incentivados pelo irmão mais velho Alexandre Cavazine. Ele estudava na Escola infantil Dom Bosco e jogava xadrez com o professor Thiago Araújo.

Léo e Lara, acompanhavam Alexandre nas aulas e competições, interessaram-se pela modalidade, e, mesmo estudando em escola pública tornaram-se alunos do Thiago, na Escola particular. Posteriormente o Dom Bosco cedeu 100% de bolsa e assumiu a educação dos gêmeos.

Desde o início, ambos já davam mostras de suas capacidades. Aos seis anos de idade, os irmãos destacam-se campeões brasileiro estudantil. Feito repetido pelo Léo no ano seguinte.

Daí por diante, vieram títulos e mais títulos.

Leonardo: Bicampeão Brasileiro; Campeão Paulista Escolar; Pentacampeão Metropolitano (2013/14/15/16/17); Campeão SP Open; Campeão MN, entre outros. (Arquivo pessoal)

Lara: Campeã Brasileira Escolar; Tricampeã Paulista Escolar; Tetracampeã Metropolitana da Baixada Santista (2014/15/16/17); Campeã SP Open; Campeã Open de Itú; 9° Lugar no Mundial aos 06 anos de idade, entre outros.(Arquivo pessoal)

A exemplo de grande parte dos esportistas no País, os gêmeos campeões também sofrem com a falta de patrocinadores, exceção feita ao Colégio Dom Bosco que desde 2014 oferece bolsa de estudos integral, e, a prefeitura Municipal de Guarujá que, em algumas oportunidades viabiliza o transporte para torneios em São Paulo e Baixada.

Atualmente, os supercampeões estão com 13 anos de idade, cursam o 8° ano do ensino fundamental, disputam os eventos organizados pelo Estado de São Paulo, representando a prefeitura de Guarujá e pretendem retornar aos torneios brasileiro, paulista e sul-americano.

(arquivo pessoal)

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement