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Cenipa conclui fase inicial de investigação do acidente com Voo 2283; Relatório preliminar será divulgado em 30 dias

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FAB já removeu motores e partes essenciais da aeronave para análise em São Paulo; Cenipa segue apurando causas do acidente

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu nesta segunda-feira (12) a fase inicial da investigação do acidente envolvendo o voo 2283 da Voepass (antiga Passaredo). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os motores e outras partes críticas do turboélice ATR 72-500, fabricado pela Avions de Transport Régional (ATR), foram removidos e enviados ao Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) em São Paulo para análise.

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Em comunicado, a FAB afirmou que a investigação continuará com o objetivo de reunir mais informações que possam identificar os fatores que contribuíram para o acidente. A expectativa é que o Cenipa publique um relatório preliminar dentro de 30 dias, apontando as prováveis causas da queda da aeronave.

O voo 2283, operado pela Voepass, partiu de Cascavel (PR) na manhã da última sexta-feira (9), com 62 pessoas a bordo—58 passageiros e quatro tripulantes. O destino final era o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), mas o ATR 72-500 caiu subitamente enquanto sobrevoava a cidade de Vinhedo, no interior paulista, a cerca de 110 quilômetros de São Paulo. Infelizmente, não houve sobreviventes.

Além da investigação administrativa conduzida pelo Cenipa, focada em prevenir futuros acidentes através da revisão de padrões de segurança, o caso também é alvo de dois inquéritos policiais: um da Polícia Federal (PF) e outro da Polícia Civil de São Paulo.

Ainda nesta segunda-feira, a FAB anunciou que uma aeronave cargueira KC-390 foi disponibilizada para transportar de São Paulo a Cascavel as urnas funerárias das vítimas do acidente. Das 62 vítimas, 24 eram residentes de Cascavel. O avião militar já está na Base Aérea de São Paulo, aguardando as devidas liberações das autoridades competentes.

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