Connect with us
Festival contará com um espaço totalmente voltado para doação e retirada gratuita de livros | Francisco Arrais/PMS

Regional

Centro de Santos recebe festival de incentivo à leitura

Published

on

Festival contará com um espaço totalmente voltado para doação e retirada gratuita de livros | Francisco Arrais/PMS
Festival contará com um espaço totalmente voltado para doação e retirada gratuita de livros | Francisco Arrais/PMS

Festival Leia Santos celebra o Dia da Doação de Livros

O universo da literatura invadirá as ruas do Centro Histórico entre os dias 29 e 31 de outubro, no primeiro Festival Leia Santos. O evento celebra 15 anos do projeto de incentivo à leitura e comemora o Dia Municipal da Doação de Livros.

– Leia também: Projeto de contenção no Morro da Barreira é encaminhado ao Estado

Praça Mauá, Paço Municipal, Rua do Comércio, Museu Pelé e Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo, receberão quase 100 atrações. As atividades contam com intervenções artísticas, passeios temáticos da Linha Turística do Bonde, lançamento de livros, bate-papo, contação de histórias, feiras de economia criativa, e é claro, a marca registrada do projeto: um espaço totalmente voltado para doação e retirada gratuita de livros.

“A pandemia fortaleceu o papel da cultura como um bem fundamental na vida de todos. Muita gente teve o gosto pela leitura despertado durante o isolamento social e muitas pessoas intensificaram ainda mais o hábito de ler”, comentou o secretário municipal de Cultura, Rafael Leal.

Doações no festival

A Praça Mauá e o Paço Municipal receberão decoração especial para o festival. Seus espaços terão atrações que valorizam o hábito da leitura. Na praça estarão montadas a biblioteca móvel do projeto Leia Santos, a Gibiteca Municipal e um dos dois Bonde Cordel. Neste, haverá contação de histórias, com decoração alusiva à literatura produzida no Nordeste brasileiro.

Quem quiser doar livros poderá depositar publicações na ‘caixa dos saberes’. O contâiner será preparado para receber livros de variadas categorias. Os exemplares serão reutilizados em futuras ações do projeto Leia Santos.

Interessados em produtos dos artesãos e empreendedores da cidade contarão com a feira de economia criativa. A Praça Mauá terá ainda um espaço dedicado aos autores santistas e suas recentes produções.

O Paço Municipal contará com o Espaço Tarrafa, uma referência evento do segmento na região: a Tarrafa Literária. Vai rolar bate-papo, lançamento de livros e apresentações musicais. No Palácio José Bonifácio haverá exposição de livros raros do acervo das bibliotecas municipais e Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams).

Deslocando-se rumo ao Valongo, transitando pelo bulevar da Rua XV de Novembro e Rua do Comércio, o público poderá aproveitar um grande corredor cultural. Nele haverá muita música, poesia e intervenções artísticas.

Para todos

Da Estação do Valongo partirão os passeios do segundo ‘Bonde Cordel’. Os participantes circularão pelas ruas do Centro Histórico envoltos em cultura nordestina com música e contação de histórias.

Já os amantes do futebol poderão curtir, no Museu Pelé, bate-papo com autores santistas que escreveram livros sobre a paixão nacional.

As atividades respeitarão, rigorosamente, os protocolos de segurança, nos espaços abertos e ambientes fechados. O Festival Leia Santos é uma realização da Secretaria de Cultura (Secult).

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement