Guarujá em Foco
Chuvas de Verão: Defesa Civil inicia Plano Preventivo
Guarujá está inserido no PPDC desde a sua criação, em 1989. O plano é baseado em acompanhamento meteorológico, leitura pluviométrica e vistorias de campo
Pensando nas chuvas de verão, a Defesa Civil de Guarujá inicia nesta quarta-feira (1), junto com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para a época de chuvas intensas da temporada 2022. A cerimônia de abertura acontece no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O PPDC se estende até 31 de março, podendo ser prorrogado.
— Leia também: MP arquiva representação contra o Fundo Social de Guarujá
Guarujá está inserido no PPDC desde a sua criação, em 1989. O plano é baseado em acompanhamento meteorológico, leitura pluviométrica e vistorias de campo, e é dividido em níveis de observação, atenção, alerta e alerta máximo. Em cada um desses níveis determina-se uma ação de um ente participativo do plano, que inclui Defesa Civil Estadual, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e bombeiros.
A Defesa Civil intensificou as atividades de monitoramento e vistorias diárias nas áreas de riscos de deslizamentos, escorregamentos e alagamentos. Os agentes contam com equipamentos que captam as variações climáticas e auxiliam no planejamento de ações relativas a desastres sócio naturais.
Atualmente, o Município possui 15 estações com pluviômetros automáticos, que cobrem 143 km² de extensão da Ilha de Santo Amaro, monitorando as áreas de risco geológico e áreas suscetíveis a alagamentos, enchentes e inundações. Além disso, conta também com um sensor de raios, fruto de uma iniciativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e uma plataforma de coleta de dados geotécnicos (medem a umidade do solo).
Fora isso, a Defesa Civil Estadual dispõe do serviço de SMS para aviso de chuva ou tempestade, que podem ser acessados por qualquer pessoa cadastrada. Para solicitar o serviço basta enviar um SMS para o número 40199 e digitar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse.
Observação
As pessoas que residem em áreas de risco devem estar sempre atentas às orientações da Defesa Civil. Preservar o meio ambiente do entorno de sua residência é essencial. Em nenhuma hipótese jogue lixo nas ruas. O lixo dificulta o escoamento das águas das chuvas.
Em caso de chuvas, fique atento aos sinais de movimentação de terra como aparecimento de fendas, depressões no terreno e rachaduras nas paredes, minas d’agua, inclinação anormal de muros, postes ou árvores. Nesses casos, saia de casa imediatamente e acione a Defesa Civil pelo telefone 199, que mantém plantão 24 horas.
You must be logged in to post a comment Login