Colunas
“Cine Mulher” irá expor direitos da mulher de forma lúdica
A organização do evento é fruto de uma parceria da Associação das Mulheres Progressistas (AMP), com a Associação Nzo Tumbansi Kwa Ndanda-Nlunda Ye Nkosi, duas organizações sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a garantia de direitos humanos; as entidades contam com a colaboração voluntária de um grupo de cerca de 30 mulheres
— Leia também: Guarujá inicia Operação Carnaval nesta sexta (25)
Oferecer mais acesso à educação, oportunidade financeira e saúde permite que as mulheres tenham mais oportunidades em posições de liderança em suas comunidades locais.
Segundo Maurice Obstfeld, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), “a igualdade de gênero é mais do que uma questão moral, é uma questão econômica vital. Para que a economia global alcance seu potencial, precisamos criar condições nas quais todas as mulheres possam atingir o seu potencial”.
E a criação de condições para atingir todos os potenciais começa pela base, pela educação. Com esse objetivo, de promover a reflexão e conscientização das mulheres que vivem em Guarujá, a Associação Mulheres Progressistas (AMP) programou para este ano de 2022 uma série de intervenções com a abordagem de temas pertinentes ao universo feminino: o Festival Cine Mulher.
Assuntos que podem ser considerados pesados, como a violência, preconceitos e intolerâncias, serão discutidos de forma lúdica através da exibição de filmes relacionados a temas específicos, com um imediato debate sobre os pontos de vista daquela exibição.
Nesse debate, as expectadoras poderão falar sobre as suas impressões e experiências com o apoio de facilitadoras, para o desenvolvimento de uma conversa que tem o propósito de enriquecer e contribuir para uma mudança de comportamentos e condutas em seus destinos e circunstâncias na vida.
A organização do evento é fruto de uma parceria da AMP com a Associação Nzo Tumbansi Kwa Ndanda-Nlunda Ye Nkosi, duas organizações sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a garantia de direitos humanos. As entidades contam com a colaboração voluntária de um grupo de cerca de 30 mulheres.
O lançamento do projeto está marcado para o dia 18 de março, no Rotary Club, às 20 horas. As oito exibições começam a ser realizadas, simultaneamente, em 15 de abril, sempre na terceira sexta-feira do mês, até novembro. Os locais de apresentação serão divulgados na data de lançamento do Festival Cine Mulher, bem como os filmes a serem exibidos.
Segundo a presidente da AMP, Eliane Belfort, o principal objetivo do projeto é “Informar para as mulheres seus direitos e dar opções para promoção de sua autonomia”, explica. O projeto é um trabalho extraordinário que merece reconhecimento e louvor.
Polos centrais de exibição financiam sessões em comunidades
A comercialização de convites do Festival Cine Mulher, em quatro polos no centro de Guarujá, irá custear quatro exibições na periferia da Cidade. Desta forma, aquelas expectadoras que não têm acesso financeiro para o envolvimento com eventos pagos, terão as exibições subsidiadas por aquelas que podem pagar.
A intenção do projeto é abranger mulheres de todas as classes sociais, tornando-as multiplicadoras do conhecimento adquirido em suas comunidades.
Serão oito apresentações simultâneas, de abril a dezembro, que acontecerão em parceria com entidades que se responsabilizam pela disponibilização e operação dos locais de exibição.
O evento conta com o apoio da OAB-Guarujá, Rotary Club de Guarujá, Sindicato dos Servidores Públicos de Guarujá (SINDSERV), Universidade de Ribeirão Preto – (UNAERP/ Campus Guarujá) e das entidades TUMBANSI (comunidade do Canta Galo), TUME (Perequê), AFRO KETU (Morrinhos) e RODA GRANDE CAPOEIRA (comunidade da Prainha). Os locais citados acima são também os polos de exibição simultânea das sessões, durante o ano todo.
SERVIÇOS
LANÇAMENTO FESTIVAL ‘CINE MULHER’
DATA: Sexta-feira, 18 de março
LOCAL: Rotary Club Guarujá
HORÁRIO: 19h30
CONVITES: R$ 160,00*
(*) incluso 8 filmes, com exibições mensais
MAIS INFORMAÇÕES: (13) 9-8100-9555
You must be logged in to post a comment Login