Guarujá em Foco
Clínica de Fisioterapia da Unaerp Guarujá realiza palestra sobre hipertensão
A atividade, realizada por alunos, foi direcionada aos pacientes
A Clínica-Escola de Fisioterapia da Unaerp Guarujá Evandro Bonini promoveu palestra e dramatização aos pacientes de reumatologia sobre pressão alta. Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão estimam que a doença atinge cerca de 30% da população adulta no País.
Durante a atividade, os alunos, sob supervisão da coordenadora Profa Ana Paula Siqueira, apresentaram de maneira lúdica e informativa como ficar atento aos cuidados com a saúde e os riscos da hipertensão.
Uma das participantes, a paciente Fátima Sousa, está em tratamento fisioterapêutico devido a sequelas de três AVC – acidente vascular cerebral. Como também é hipertensa, Dona Fátima parabenizou a equipe pelas explicações. “Foi maravilhoso, pois ajuda e mostra às pessoas como tem que se cuidar antes, porque depois, as sequelas são horrorosas. Mas graças a Deus, vocês têm me acolhido e estou me sentindo cada vez melhor.”
Já Flora Suzarte, 66 anos, procurou a Clínica-Escola da Unaerp há alguns meses devido a complicações e dores pela osteoporose. Ela também convive com a hipertensão desde os 43 anos, e fica muito atenta a qualquer sinalzinho da pressão. “Precisamos conhecer o corpo da gente. Às vezes, as pessoas acham que uma dor na perna não é nada, mas pode ser uma coisa muito séria.”
A aluna Alyce Santos adorou fazer a peça e transmitir as orientações. “É importante eles refletirem sobre a necessidade de procurarem o serviço médico, fazerem exames e se cuidarem”. A estudante Ana Lucia Nascimento Fernandes ressalta que essas atividades agregam em sua formação. “É importante também para nosso contato terapeuta-paciente. A Unaerp é uma das poucas universidades que disponibilizam estágio em todas as áreas da Fisioterapia, tudo que aprendemos aqui é muito rico”.
A coordenadora do curso e da Clínica-Escola, Profa Ana Paula Siqueira, ressalta que os alunos quando chegam na fase do estágio estão aptos a cuidar e buscar melhorar a qualidade de vida dos pacientes, e destacou a necessidade do diagnóstico precoce. “Com o envelhecimento, vários problemas de saúde começam a surgir, por isso a importância de fazer as consultas periodicamente, desde a infância e fase adulta, fazer o acompanhamento da pressão arterial. Se descobrir no início, o tratamento fica mais fácil”.
Silenciosa – A hipertensão é uma doença crônica definida por níveis de pressão elevados, permanecendo acima de 140×90 mmHg (conhecida com 14/9). A pressão ficar sempre elevada pode acarretar em acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardíacas, aneurisma, doença renal crônica, com possibilidade de sequelas, perda da qualidade de vida e até mesmo levar à morte. Manter hábitos como alimentação balanceada, moderar o consumo de bebidas alcoólicas, evitar o fumo, praticar exercícios físicos regularmente e controlar o estresse são algumas condutas que podem prevenir a hipertensão e, em caso de pressão alta já diagnosticada, é necessário seguir as recomendações médicas.
You must be logged in to post a comment Login