Entre Sons e Tons
Coluna: Áudio volta a fazer parte da vida das pessoas através dos podcasts
A pandemia transformou todas os aspectos da sociedade por conta do isolamento social, situação nova, que ainda não tínhamos experiências anteriores. Uma pesquisa recente – de julho de 2021 – mostra que o áudio voltou a conquistar espaço.
Sim, aquela mídia que havia sido renegada basicamente à música e à inclusão de pessoas com deficiências auditivas, voltou com toda a força para o dia a dia das pessoas. Muito bem, quem ainda entre nossos leitores não escutou recentemente um podcast?
— Leia também: Guarujá inicia vacinação de adolescentes a partir do dia 23
Um estudo realizado pela Globo, em parceria com o Ibope, mostra que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. A pesquisa ouviu mais de mil entrevistados para traçar um mapeamento dos fatores que potencializam o consumo dos podcasts.
Fiquei entusiasmada com essa descoberta e venho dividir os dados desta pesquisa com vocês.
Rádios aderiram ao formato podcast
A ascensão dos podcasts vem acontecendo no Brasil de forma progressiva: na pandemia, o hábito de acompanhá-los ficou tão frequente, que o Brasil ocupou o quinto lugar no ranking mundial de crescimento da produção de podcasts!
Até mesmo as rádios aderiram ao modelo: se antes o formato era fixo, configurado no jornalismo radiofônico, hoje já se ouve reportagens pautadas no formato podcast. A linguagem mais simples, disposta em diálogo, com música e em formato compacto foi além da audiência, ela se tornou um hábito de consumo, algo que também tem chamado a atenção das marcas.
O Head de Áudio Digital da Globo, Guilherme Figueiredo, concedeu uma entrevista recente ao site ‘Consumidor Moderno’, explicando sua experiência com consumidores da nova plataforma. Na entrevista, Figueiredo traz dados da pesquisa realizada pela empresa onde trabalha: “Os podcasts falam ao pé do ouvido e criam uma relação íntima com o público, e a pesquisa vem para comprovar isso ao mostrar que mais pessoas passaram a se interessar pelo formato no contexto de isolamento social”, explica.
Segundo ele, entre os entrevistados na pesquisa são comuns os relatos de pessoas que dizem se sentir parte da conversa dos programas e, assim, se sentem menos sozinhas. Dos quase 100 milhões de brasileiros que consomem alguma forma de áudio digital, 28 milhões já declaram ouvir podcasts. “Esse crescente interesse reforça nossa aposta neste segmento”, ressalta Figueiredo.
A pesquisa também mostra que, além das pessoas que passaram a ouvir podcasts como um hábito, quem já tinha esse costume também aumentou seu consumo: 31% dos entrevistados declararam ter ouvido mais podcasts durante a quarentena.
Quem são os brasileiros que consomem podcasts?
Ao olhar os dados da pesquisa, é possível notar que os consumidores de podcasts estão se expandindo. O estudo mostra que a maior parte dos ouvintes são homens (51%) de 25 a 34 anos (28%), enquadrados na classe média (51%).
No período de um ano, entre 2019 e 2020, o Brasil ganhou mais 7 milhões de ouvintes acima dos 16 anos, que escutam o conteúdo, principalmente, pelo smartphone. Vale destacar que os podcasts também tem mais penetração na vida de pessoas que já têm o hábito de ouvir música (45%), se comparado aos internautas de maneira geral (32%).
A pesquisa aponta, ainda, que a porta de entrada no mundo do áudio tem algumas motivações em comum. A maior parte dos ouvintes escuta podcasts para buscar entretenimento em assuntos de interesse pessoal (41%). Outra grande parcela (27%) escuta por ter curiosidade sobre o formato do modelo de áudio, ao passo que 26% são influenciados a consumir podcasts por indicação de amigos ou familiares.
Quarteto recebe convidados para falar de assuntos variados
Em Guarujá um grupo de amigos iniciou um programa apostando na pegada dos Podcasts.
O programa ‘Os Improváveis’, que estreou na Rádio Cacique na semana passada, com uma pegada despojada, recebe convidados para falar de assuntos variados, que marcam o momento nacional. Uma produção direto de Guarujá para todo o mundo!
Os apresentadores Dedé do Adélia, Paulo Pasquini, Will Batera e Celo Franco, prometem um programa animado e descontraído com convidados de diversos setores da sociedade. “A interatividade com o público é muito interessante. Na semana de estreia a audiência foi ótima! Estamos preparando edições bem bacanas para os próximos programas. Acompanhem!”, avaliam os apresentadores.
Saiba quais são as plataformas mais ouvidas
As mais buscadas para o consumo são:
* Youtube – 56%
* Spotify – 40%
* Google Podcast/Play Music – 17%
* Globoplay – 11%
* Deezer – 9%
* Site ou aplicativo do próprio podcast – 5,4%
* iTunes – 4,9%
You must be logged in to post a comment Login