Coluna: Carnaval 2026 – A hora de colocar o bloco na rua (e no papel) é agora!

HomeColunas>Entre Sons e Tons – Tatiana Macedo

Coluna: Carnaval 2026 – A hora de colocar o bloco na rua (e no papel) é agora!

O Carnaval de Guarujá já tem data para começar. A folia acontece entre os dias 6 e 17 de fevereiro de 2026. No entanto, para quem organiza a festa, o cronômetro já está girando. O edital de convocação foi publicado no Diário
Oficial de Guarujá no último dia 10.

»» Leia também: Coluna: Magia e Fé na Prainha Branca

A coluna de hoje traz as regras estabelecidas pela prefeitura para este ano. Você tem um bloco ou banda carnavalesca? Então, preste atenção. O prazo para o pré-cadastro é curtíssimo. As inscrições terminam no dia 20 de
janeiro.

Conheça as regras do jogo

A Prefeitura limitou a festa. Serão permitidos apenas quatro blocos por dia em toda a cidade. Além disso, cada bairro só pode receber um cortejo diariamente. O silêncio deve reinar a partir das 22h. A segurança também é responsabilidade dos organizadores.

Cada bloco deve contratar seguranças profissionais. O número deve equivaler a 2% do público estimado. Se você espera mil pessoas, precisa de 20 seguranças qualificados.

Documentação e local

Foto: Secult

Não adianta apenas querer desfilar. É preciso protocolar o pedido na Secretaria Municipal de Cultura. O endereço é Rua Azuil Loureiro, nº 235. O atendimento ocorre das 10h às 12h e das 14h às 16h. Leve tudo: RG, CPF, comprovante de residência e o estatuto (se houver).

Você também deve apresentar o itinerário detalhado e o portfólio do bloco. Pedidos incompletos serão indeferidos sem análise.

Compromisso com a Cidade


O termo de responsabilidade é claro. O organizador deve entregar a via limpa após o evento. Também é proibida a venda de bebidas para menores. Músicas que façam apologia ao crime ou discriminação estão banidas. O Carnaval é,
acima de tudo, uma celebração da nossa identidade e alegria.

Tatiana Macedo é jornalista.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?