Connect with us

Estância do Leitor

Coluna de Saúde: Bariátrica e Acupuntura

Publicado

em

A cirurgia bariátrica é indicada para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30-35 kg/m² que apresentam complicações de saúde que colocam sua vida em risco. Esse procedimento reduz uma parte do estômago, diminuindo a capacidade de ingestão de alimentos, o que resulta em uma perda de peso rápida.

»» Leia também: Coluna Saúde: Obesidade um problema universal

No entanto, a absorção de nutrientes essenciais para o equilíbrio do corpo pode ser comprometida, podendo levar a algumas enfermidades.

Sob uma perspectiva energética, podemos pensar que o corpo se comunica com a consciência (mente) através do Qi (energia), que flui pelos meridianos. Pensamentos e emoções se conectam a essas estruturas energéticas, e o corpo físico absorve essas emoções, moldando-se de acordo com elas.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o baço-pâncreas e o estômago são órgãos energéticos frequentemente enfraquecidos em pessoas obesas, contribuindo para o acúmulo de gordura. Órgãos e vísceras energéticas são fundamentais para o bom funcionamento do corpo físico.

A baixa absorção de nutrientes após uma cirurgia bariátrica pode gerar uma deficiência de energia, comprometendo essas funções e resultando em sintomas como ressecamento da pele, fraqueza muscular, distúrbios gastrointestinais, problemas de memória e cansaço crônico, já que a energia está desequilibrada.

A acupuntura pode ajudar a regular o fluxo de energia desarmônica, equilibrando o corpo como um todo. Esse é um processo que requer avaliação por um terapeuta e, geralmente, demanda um acompanhamento de médio a longo prazo.

Célia Regina Santos é terapeuta
com atendimento em acupuntura, florais e ervas medicinais.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement