Connect with us
novembro

Colunas

Coluna Em ebulição

Published

on

Caro leitor, tudo o que o Brasil precisa é de paz para crescer, alcançar um desenvolvimento que nos conduza para uma vida melhor com menos dificuldade, mais emprego, comida na mesa, educação, saúde, enfim, felicidade, coisa que muitos governos de muitos países conseguem dar à sua população.

Seria interessante para variar que pudéssemos conviver com um mínimo de tranquilidade, respeito, honestidade por parte dos players políticos que atuam no comando do país.

As recentes descobertas sobre falsificações de atestado de vacinas, nos envergonham. Até que ponto pessoas importantes da nação precisam se preocupar com uma coisa tão banal. Bastava arregaçar as mangas e dar o braço para serem vacinados, mas não, preferem o caminho torto da fraude.

— Leia também: Coluna Notas curtas, mas de longo alcance II

Será que não haverá coisas mais importantes a serem planejadas e feitas para estabelecer mais progresso e justiça social no país.

É curioso como a inteligência brasileira, o antigo e decantado “jeitinho brasileiro” opera com eficácia na malandragem e não consegue dar nenhum passo na busca da melhoria do país, isto é, usamos o esforço criativo para o errado e não o certo. Talvez seja uma sina que temos que carregar como um carma sabe-se lá por quê.

Na Câmara Federal, os deputados não se entendem. Parece um cabo de guerra de várias pontas onde todos puxam para seu próprio lado e com isso nada sai do lugar. Aliás, as reformas estruturantes que esperávamos até agora não ocorreram e dificilmente serão aprovadas sem tumulto e concessões.

Muitas destas concessões servem apenas para descaracterizar os projetos, fazendo com que tudo mude para ficar do mesmo jeito.

Como não há consenso no Legislativo tudo para. De sã consciência, no país, ninguém aceita fake News nem apoia plataformas que impulsionam jovens a se mutilarem, colocar fogo na casa onde moram e induzir alguns até tentarem suicídio. Enfim, isto é inaceitável.

Por outro lado, impedir a livre expressão é um atraso que foge às normas democráticas, assim entre lá e cá, o que podia ser feito com a boa vontade das duas partes, acaba no nem lá nem cá. E vamos todos novamente no Judiciário para que o STF decida.

Por que? Porque Ministro do Tribunal não pede voto, diferente dos políticos, os quais precisam ser votados para continuarem em seus mandatos e ficar com os de lá, ou, os de cá, possa desagradar eleitores e aí, adeus, perdem a mamata da política brasileira.

Por isso estamos em constante confronto, atrito, e cabeças quentes não pensam bem, mas ninguém se predispõe a começar a esfriar os ânimos, daí cada vez mais quentura até o ponto de ebulição.

Por isso, fazer uma coluna como esta, voltada para política dá desânimo, sinceramente, tô com o saco cheio de más notícias. Quando teremos um momento bom? Acho que vou mudar o tema, sei lá, falar de futebol, ou cinema, ou TV, ou séries coreanas na Netflix ou que sabe, beleza feminina. Tá aí, beleza feminina, isto sim daria prazer.

Com certeza, valeria a pena, afinal esta coluna tem o título de “Só para Pensar” e nada melhor do que a beleza feminina pra se pensar e ver… hummm, quem sabe!

Sérgio Motti Trombelli
é professor universitário e palestrante

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement