Entre Sons e Tons – Tatiana Macedo
Coluna Entre Sons e Tons traz opções de lazer sem sair de casa
Lazer de qualidade sem sair da sua casa no #emcasacomsesc. Aceita o convite?
O que fazemos nos momentos de lazer diz muito sobre nós. Você pode ser o ciclista, que também é professor, o amante de cinema, que também é caixa de supermercado, ou até mesmo a violonista, que também é engenheira. O lazer é um direito e nos ajuda a construir nossa identidade.
No último dia 16 de abril o mundo comemorou o dia do lazer, você sabia? O objetivo da criação da data mundial é destacar a sua importância para a sociedade, num momento em que a busca por modos para desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida nunca foi tão necessária.
Em alusão ao tema, trago para nossos leitores lazer de qualidade, através da plataforma digital do SESC/SP. Se você ainda não conhece, vai ter acesso a ações culturais e sócio educativas oferecidas em 40 Unidades Operacionais espalhadas pelo Estado de São Paulo.
Para começar, você deve acessar a plataforma aqui. São inúmeras categorias disponíveis como: shows, artes visuais, cinema e vídeo, circo, teatro, música e tecnologia.
Um convite para viajar sem sair de casa, principalmente neste momento em que a necessidade de se resguardar ainda é tão preponderante em nossas vidas. A Pandemia um dia vai acabar e, por enquanto, é necessário termos acesso ao lazer de qualidade.
AGENDE-SE
Uma programação especial está agendada sempre de terça-feira a domingo, às 19 horas, na plataforma da entidade, com a hashtag “#EmCasaComSesc”. Vou te explicar o esquema para você assistir aos shows e aos espetáculos de forma rápida, no conforto do seu sofá: as lives acontecem no perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo e no canal do YouTube do Sesc São Paulo, sem a necessidade de cadastro ou agendamento prévio. E acessando esse link você vai rever tudo que mais te agrada!
Segue um pouco da programação deste fim de semana, para você aproveitar com toda a família:
O final de semana começa com a programação do Crianças #EmCasaComSesc. Diretamente de Belo Horizonte, na sexta -feira (30), às 19 horas, o Grupo Amaranto apresenta “A Menina dos Olhos Virados”, uma contação de história musicada.
Na trama, Aroma é uma menina que tem um modo muito particular de ver o mundo e acaba vivendo aventuras ao confrontar seu modo de enxergar a vida com o jeito dos outros.
O espetáculo fala da diferença e da aceitação da diferença de uma maneira leve e curiosa.
No sábado (1/5) à noite, o Música #EmCasaComSesc recebe diretamente do Rio de Janeiro o show do cantor e compositor carioca Paulinho Moska. Com seu violão, o artista entoa canções profundas e populares que o acompanham há anos. O repertório é composto por obras como “Pensando em Você”, “A Seta e o Alvo”, “A Idade do Céu” e “Lágrimas de Diamantes”, entre outros grandes sucessos e novas canções lançadas em seu mais recente álbum de inéditas, chamado “Beleza e Medo”.
Para fechar o fim de semana, o palco virtual do Teatro #EmCasaComSesc apresenta “Histórias do Velho Batista”, com texto, direção e atuação de Paulo Henrique Sant’ Anna. O monólogo, transmitido diretamente de São Paulo, foi criado a partir das histórias vividas, sentidas e ouvidas pelo artista nos bairros em que cresceu, localizados às margens da represa Billings, na zona sul da capital paulista.
A obra caminha pelos espaços sensoriais e afetivos do ser humano. Bolo de fubá, café fresco, pão de queijo: os sabores e as cores do sertão preenchendo o espaço periférico e urbano, o contraste do velho e do novo, o encontro poético com as coisas que vivem na memória.
“Jeep do padre Don Domênico está
comigo para ser restaurado”
No último dia 22 de abril, o Hospital Santo Amaro completou 59 anos de existência. O primeiro hospital de Guarujá é um dos legados mais importantes que o Cônego Don Domênico deixou em Guarujá, além de construir a Igreja Matriz da Cidade, capelas e aumentar em mais de 500 por cento o número de fiéis na Ilha de Santo Amaro, pouco depois de chegar na Cidade. Nesta semana, trazemos uma curiosidade sobre o padre italiano, naturalizado brasileiro.
Recentemente, um conhecido munícipe de Vicente de Carvalho, Dedé da Vila, fundador do Dia do Nordestino em Guarujá, nos procurou para apresentar um veículo que, segundo ele, é uma relíquia histórica que o padre deixou após o seu falecimento, em 1987.
Segundo Dedé, o Jeep foi o décimo quinto exemplar feito pela Engesa no Brasil – Engenheiros Especializados S.A., uma empresa brasileira dos setores petrolífero e, posteriormente, automobilístico e bélico, fundada em 1958.
“A placa do veículo, ainda amarela, coincidentemente, é número 15, ano de nascimento do padre. Em 2017, o resgatei para ser restaurado na garagem de uma conhecida do padre, onde estava desde a sua morte em 1987”, nos contou Dedé.
“Minha intenção era doa-lo para a Fundação Don Domênico, mas até hoje não houve interesse pelo equipamento”, conta Dedé. Ainda segundo o guardião da relíquia, existe uma foto da Revista O Cruzeiro, onde o Padre aparece na praia com o veículo. “É uma relíquia histórica da nossa Cidade”.
Continua após a publicidade
Confie na ciência e siga os protocolos
Ainda em época de Pandemia, trago mais uma valiosa dica para manter a nossa saúde mental da psicóloga clínica, Ana Carolina do Amaral Lima, a Carol, pesquisadora mestre e doutoranda em análise comportamental pela PUC-SP. A intenção é fazer com que o dia a dia fique melhor, neste período em que todos precisamos de cuidados. Aproveite!
Coluna: Entre os seus pacientes você encontra bloqueio para seguirem os protocolos?
Carol: Sim, e esse é um posto importante para comentar. O descrédito que vem sendo dado à ciência. Isso é muito perigoso. A gente vê discursos e posicionamentos que descredibilizam a vacina, o incentivo ao não uso da máscara e distanciamento. Afirmam que somente crenças e Fé religiosas já são, por si só, uma proteção. As pessoas devem ter as suas crenças pessoais e religiosas que fazem muito bem neste momento difícil, mas não podemos excluir a ciência. É muito importante dar crédito para esses profissionais totalmente capacitados, que estão estudando 24 horas, em diversas áreas, saúde e ciências humanas, para entenderem os efeitos da COVID-19 e criarem estratégias para o seu combate.
*DICA VALIOSA
Cheque onde você busca as informações, qual o profissional que está falando para você, se o seu discurso é baseado em pesquisas e dados. Parte desta onda de não seguir as orientações vem desses discursos. O interesse de todos é para que as pessoas não morram e passem por essa fase. As orientações para uso de máscaras, distanciamento, cuidados com a higiene das mãos é fruto de muito estudo e pesquisa.
You must be logged in to post a comment Login