Guarujá em Foco
Coluna Micros e Opinião
Opinião
Orçamento Participativo é oportunidade de apontar prioridades
A Prefeitura de Guarujá está realizando audiências públicas referente à elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2024. Essas audiências são a oportunidade da população opinar sobre as prioridades de investimento do orçamento anual do município pela Administração Pública.
Em Guarujá, o modelo adotado é apresentar as propostas que já estão prontas e colher sugestões. Funciona até certo ponto para o nosso desenvolvimento econômico. Mas o desenvolvimento social e humano são cruciais e sem ele, não há crescimento sustentável de verdade.
E todo político sabe disso. Então, por quê há tantas pessoas recebendo auxílio emergencial do governo federal? Por quê faltam medicamentos básicos nas farmácias populares, por quê a população precisa madrugar e ficar exposta na rua, além de perder uma manhã inteira para ser atendido no único laboratório credenciado para realização dos exames laboratoriais?
Por que há tantas pessoas vivendo em comunidades precárias sem urbanização, encostas de morros e palafitas? Por que ainda temos ruas sem pavimentação em bairros urbanizados e consolidados?
— Leia também: Comércio de Guarujá sofre com aumento de tentativas de golpes
Se a população tivesse a oportunidade de realmente ser ouvida e atendida, a administração pública estaria planejando trazer novos negócios para a cidade a fim de ampliar os postos de emprego para a população.
Estaria atuando para melhorar a expectativa de vida e de futuro das centenas de crianças que estão abandonadas nas comunidades da cidade, ocupando o tempo fazendo o trabalho sujo das facções. São ações que deveriam diariamente ser tratadas e cobradas paralelamente aos projetos de desenvolvimento econômico.
A sociedade organizada tem papel fundamental nessa fase de planejamento do orçamento para o ano seguinte, pois pode contribuir no direcionamento correto dos esforços da administração para realizar as políticas que atendem à população.
Por isso é importante o fortalecimento das associações de classe, conselhos autônomos e outros seguimentos de negócios da sociedade para o fomento do desenvolvimento da cidade. Afinal, as administrações públicas mudam de tempos em tempos, mas a sociedade permanece. Fica a dica: a união faz a força e é assim que a mudança acontece.
Quem não participou da audiência ainda tem a oportunidade de participar do processo pela internet. Basta preencher o formulário disponibilizado pela Prefeitura no link https://rb.gy/ljohd. Outra opção é o envio por e-mail, no endereço eletrônico gestao.orcamentariagja@gmail.com. O canal segue aberto para envio até 15 de julho.
+++++++++++
Eleições à vista!
As movimentações políticas em Guarujá estão fervendo e diversos nomes já estão pipocando em enquetes promovidas por páginas nas redes sociais. Políticos experientes e novatos na política são experimentados nessas enquetes, e nomes como os ex-prefeitos Farid Madi e Maria Antonieta são comumente citados, apesar de nenhum deles ter se pronunciado decisivamente sobre uma disputa ao pleito.
Pesquisas
Outros políticos mais experientes estão realizando suas pesquisas para estudar viabilidade e definir passe, outros, mais arrojados, já estão se lançando pré-candidaturas para consolidar a base de apoio quando a corrida efetivamente começar. Política madura, que em um mundo ideal estaria usando o período para realizar um diagnóstico da cidade e elaborar os planos de governo.
Descompasso
Como já foi comprovado em outras eleições, muitos nomes em circulação, e um tempo considerável até o início da campanha propriamente dita, gera cansaço no eleitor. Ou não, afinal, em Guarujá, o eleitor se distancia cada vez mais do projeto político defendido pelo candidato, para a ideologia propagada, e pelo toma lá, dá cá…
Zoel dará a largada
A pré-candidatura de Zoel Siqueira a prefeito de Guarujá será impulsionada na próxima quarta-feira (21), às 19 horas, com a inauguração da sede do PDT no distrito de Vicente de Carvalho ou Itapema.
Com projetos
Na oportunidade, ele, que é presidente do Sindicato dos Servidores municipais (Sindserv), defenderá a implantação do ensino em tempo integral nas escolas públicas da cidade. Quando foi secretário de educação do prefeito Maurici Mariano (PTB), entre 2001 e 2004, ele implantou o sistema nas escolas Angelina Daige, no bairro Vila Áurea, e Herbert Dow, Enseada, em 2003.
Festa democrática
Da inauguração da sede, na rua São Jorge, 1.107, bairro Paecará, participarão os presidentes estadual e municipal do PDT, Antônio Neto e Renato Zácaro, além de representantes de outros partidos.
Guarujá diferente
Zoel espera contar com a presença de sindicalistas da região, não só de servidores, mas também de outras categorias. Para isso, está fazendo vários contatos há alguns dias. A intenção, diz ele, é organizar um grande grupo municipal e intermunicipal em torno de sua pré-candidatura. “Queremos um Guarujá diferente e haveremos de conseguir”.
Festa da Tainha
Uma das festas mais tradicionais da Baixada Santista começa neste sábado (17), em Guarujá. A 40ª Festa da Tainha acontece no Lions Clube Guarujá Sul (Avenida Vicente de Carvalho, 275 – Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho) até o dia 16 de julho, aos sábados (das 20 horas às 23h30) e domingos (das 12 às 16 horas).
Solidariedade
A tainha, recheada e assada na brasa, acompanha arroz, farofa, pão, vinagrete, limão e custa R$ 120,00. Serve até três pessoas. Além do prato oferecido, o ingresso dá direito a uma taça com vinho. O ambiente é familiar, ao som de música ao vivo e com diferentes atrações em todos os finais de semana. A solidariedade é prioridade no evento.
Lions Clube
A Festa da Tainha é um dos carros chefes do Lions Clube Guarujá que, por meio do dinheiro arrecadado, promove a compra de cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas, entre outras obras sociais que são trabalhadas durante todo o ano pela instituição. Os interessados em adquirir convites antecipados podem entrar em contato por meio do telefone: (13) 3355-2480.
You must be logged in to post a comment Login