Connect with us

Bastidores do Esporte – Nelsinho Filho

Coluna Por Onde Anda Maria José Tomaz de Aquino

Publicado

em

Nome: Maria José Tomaz de Aquino
Esporte: Atletismo
Nascimento: 16/11/1958
Natural: Areia, PB

Nascida na cidade de Areia, Paraíba, Maria José Tomaz de Aquino veio para Guarujá aos 29 anos de idade, após ter residido no Rio de Janeiro, onde iniciou no atletismo (pedestrianismo). Chegando ao Guarujá, conheceu o professor Eduardo, da Edu Corredores Associados (Educa), que viu em nossa homenageada um grande potencial para as corridas de média e longa distância.

Logo tornou-se a principal corredora de sua categoria. Ao longo de sua carreira, Maria José competiu em diversos estados do Brasil. Fora do País, participou de provas na Espanha e na Argentina.

Algumas das principais conquistas da corredora foram: A medalha de Prata nos 10 Km Jogos Regionais; bicampeã geral dos 100 Km de Cubatão, 3ª colocada geral na ultramaratona de 24 horas do Rio de Janeiro, ente outras.

Em Guarujá, além de trabalhar como técnica de enfermagem, Maria José alcançou excelentes resultados em provas de longa distância, o que a credenciou representar a secretaria de Esportes da Cidade em Jogos Regionais, Abertos, e outras competições oficiais.

Detentora de dezenas de títulos, tem no seu currículo a participação em várias competições, tais como: 50 km do Rio Grande; 80 km de Ilha Bela; 42 km de Porto Alegre; 42 km de Foz do Iguaçu e 24 horas no Rio de Janeiro, dentre outras.

Em 2014, nossa supercampeã voltou ao Rio de Janeiro, e, lá conheceu um atleta espanhol que a pediu em casamento. Casou-se com o espanhol José Luiz Posado Pérez, que também é ultramaratonista e foi morar em Zamora, na Espanha, onde defende o Clube Vino de Toro.

Depois de sua ida para a Espanha, cita as duas vitórias na corrida de 24 horas das Ilhas Canária como as principais.

Em 2019 ela foi convidada pelo técnico da Seleção Brasileira de atletismo Oscar Susso para representar o Brasil no mundial de 24 horas, ocorrido na cidade de Belfast, na França.

Em maio ela correrá uma prova de 24 horas na Cidade de Valencia, na Espanha, com o intuito de tentar chegar aos 180km, marca que serve de referência para disputar outro mundial, representando o Brasil, é claro!

Garantiu que ao se aposentarem (ela e o esposo) retornam em definitivo para o Guarujá.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement