Coluna: Receita especial de Páscoa, sem perder o sabor do fogo!

HomeColunasMais Estância - Paizão

Coluna: Receita especial de Páscoa, sem perder o sabor do fogo!

Receita especial de Páscoa, sem perder o sabor do fogo!

Fala galera louca por churrasco, eu sou o Paizão e este aqui é sim o nosso querido Canal Barbaecue, diferente do YouTube na sua forma de falar com vocês, porém com a mesma essência e paixão, continuamos loucos por churrasco.

»» Leia também:  Festival 100k Barbaecue: O dia em que o Guarujá virou a capital do churrasco

E por falar em churrasco, posso sugerir a cada 15 dias uma receita para vocês? 

Vou aproveitar todo meu trabalho disponível na internet e sempre colocar aqui, no Jornal A Estância de Guarujá, uma receita diferente a cada quinze dias, assim entre uma receita e outra contamos algumas histórias deste churrasqueiro para tornar ainda mais apaixonante este nosso papo de churrasco, deixemos de lado então a conversa e bora para a receita.

Antes quero só lembrar que muito do que colocarei aqui, é sim de uma origem vinda da churrasqueira, mas não é difícil adaptar no forno de casa como é o caso deste Bacalhau com Catupiry que pode preparar para a sua Páscoa.

Bacalhau Gratinado de Páscoa com Catupiry

Ingredientes:

  • Bacalhau dessalgado:aproximadamente 1 kg, cozido e desfiado em lasca

  • Batatas:cerca de 1 kg, cozidas e amassadas para formar um fundo

  • Cebola:1 unidade média, picada

  • Alho:2 dentes, picado

  • Azeitonas pretas:aproximadamente 100g
  • Manteiga:2 colheres de sopa
  • Azeite de oliva:a gosto

  • Queijo parmesão ralado:para gratinar

  • Sal, folhas de louro e pimenta-do-reino:a gosto
  • Catupiry forneável: 300g para cobrir

 

Modo de Preparo:

  1. Preparar o purê de batatas: -Cozinhe as batatas até ficarem macias -Amasse-as ainda quentes e adicione um pouco da água das azeitonas, pimenta do reino móida na hora também pode melhorar o perfume.
  2. Preparar o bacalhau: -Em uma panela, aqueça um fio de azeite, um pouco de manteiga e refogue a cebola e o alho, até dourarem levemente, juntamente com as folhas de louro e azeitonas. Adicione o bacalhau desfiado e refogue por alguns minutos, ajustando o sal e a pimenta conforme necessário.

Montagem: -Em um refratário untado com azeite ou manteiga, espalhe uma camada das batatas, cubra o fundo e as laterais. Por cima, distribua o bacalhau refogado cubra com o catupiry, alisando a superfície -Polvilhe generosamente o queijo parmesão ralado por cima e mais um fiozinho de azeite, não pode faltar.

  1. Gratinar: -Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 30 minutos, ou até que a superfície esteja dourada
  2. Servir: – Retire do forno e sirva quente, acompanhado de uma salada verde ou arroz branco, se desejar, o que não pode faltar com certeza é um bom vinho!

Acredite, este Bacalhau vai mudar a sua percepção sobre este tão saboroso prato, mas que às vezes torna-se repetitivo em nossas mesas. Caso queira acompanhar esta receita em vídeo, disponibilizarei aqui um link para quem está lendo em nossa coluna digital https://youtu.be/prbniUH8tYA?si=dZkTD4UplveYT4Es , ou ainda pode pesquisar no youtube por “ Almoço de Páscoa Bacalhau Gratinado”, no canal Faz na Evol.

Uma boa Páscoa à todos, espero que seja um final de semana incrível de muito amor e família reunida à mesa saboreando este maravilhoso bacalhau!!!

Nos vemos na próxima edição, com mais fumaça boa e carne ao ponto, pra menos pelo menos!

Acompanhe mais nas nossas redes sociais, no Youtube e Instagram! 

Rodrigo ‘Paizão/Barbaecue’
é jornalista e criador de conteúdo digital com mais de 191mil inscritos em seu canal no youtube e mais de 70 mil seguidores em suas redes sociais.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?