Connect with us

Regional

Coluna Saúde: Ansiedade e Acupuntura

Publicado

em

Célia Regina Santos*

A ansiedade é um processo natural do corpo que surge quando não conseguimos compreender uma situação que poderia tranquilizar a nossa mente, nos deixando em estado de alerta. É um sentimento desagradável que se instala de forma sutil em nossas vidas, muitas vezes sem que percebamos sua presença. Isso ocorre porque estamos imersos em inúmeros problemas, tentando controlar tudo ao nosso redor, e acabamos por nos esquecer de cuidar de nós mesmos.

»» Leia também: APS inaugura na próxima quinta-feira novo viaduto no Porto de Santos

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o coração é considerado a morada da mente e é responsável pelo processamento das emoções. Cada emoção está relacionada a um órgão específico: a raiva ao fígado, a alegria ao coração, a preocupação ao baço-pâncreas, a tristeza ao pulmão e o medo ao rim.

Na visão chinesa, os estados emocionais podem ser desencadeados por inquietação ou preocupação excessiva com a família, o trabalho ou a escola, além do medo de não conseguir realizar algo. Esses fatores podem provocar um desequilíbrio energético entre os órgãos. Além disso, fatores como má alimentação, insônia e excesso de trabalho também podem contribuir para a ansiedade e intensificar seu quadro.

Alguns profissionais da área da saúde costumam perguntar aos seus pacientes sobre o estado do intestino, por exemplo, para confirmar o diagnóstico de ansiedade.

O tratamento da ansiedade varia de pessoa para pessoa, de acordo com as queixas apresentadas. A acupuntura é uma opção terapêutica eficaz para tratar a ansiedade, que, juntamente com a depressão, é considerada uma das principais doenças do século em todo o mundo.

Além disso, a acupuntura atua corrigindo os desequilíbrios energéticos dos órgãos afetados e pode ser combinada com outras técnicas terapêuticas, como os florais de Bach, a fitoterapia e o alinhamento dos chakras.

Célia Regina Santos é terapeuta
com atendimento em acupuntura, florais e ervas medicinais.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement