Estância do Leitor
Coluna Saúde – Aura: o campo energético para atuação da terapia holística
O campo áurico é a manifestação da energia universal, muitas vezes referido por várias religiões como um feixe de luz ovalado ao redor do corpo humano. Práticas indianas, com mais de 5.000 anos, descrevem essa energia como “prana”, e a utilizam por meio de técnicas de respiração, meditação e exercícios físicos, como o Tai Chi, para alcançar estados alterados de consciência e trazer equilíbrio ao corpo físico.
»» Leia também: Coluna Saúde: Terapia Holística e a Medicina Complementar
Para os chineses, essa energia universal é chamada de “Chi” e é composta por duas forças, o Yin e o Yang, que, quando em equilíbrio, mantêm o corpo saudável. A Cabala, desde aproximadamente 538 a.C., refere-se à mesma energia como uma “luz astral”. Nas pinturas cristãs, vemos representações de Jesus e outras figuras religiosas rodeadas por um campo de luz.
Esse campo, que chamamos de aura, é uma teia energética que permeia o corpo físico. Cientistas como Barbara Ann Brennan se referem a esse fenômeno como Alta Percepção Sensorial, onde a forma e a cor da aura podem variar conforme o estado emocional de cada pessoa.
Mesmo em equilíbrio, uma notícia desagradável pode desestabilizar o campo de energia ao redor do corpo, alterando sua cor. No entanto, uma pessoa equilibrada e otimista tende a restabelecer o campo rapidamente, sem grandes impactos no complexo energético, já que nossas emoções – positivas ou negativas – nutrem e influenciam nosso campo energético.
A ciência moderna já entende que o organismo humano não é apenas uma estrutura física composta por moléculas, mas também inclui uma estrutura energética em constante transformação. Cientistas estão desenvolvendo instrumentos para medir essas variações sutis no campo de energia.
Já conseguimos medir as correntes elétricas do coração (ECG) e do cérebro (EEG). O SQUID, um sensor desenvolvido pelo Dr. Samuel Willison, da Universidade de Nova York, mede os campos eletromagnéticos ao redor do corpo e, segundo o pesquisador, oferece informações ainda mais detalhadas do que o eletroencefalograma.
Entendemos que a estabilidade e o bem-estar de uma pessoa estão ligados aos seus pensamentos e emoções. As emoções positivas ou negativas podem desencadear ou evitar sintomas psicossomáticos (doenças), e o tratamento holístico atua sobre esse campo de energia, chamado de aura, que é subdividido em camadas ou chakras. Essas camadas energéticas se relacionam com órgãos, vísceras, nossa vontade e sensações de dor ou prazer.
Os chakras são centros de energia no campo áurico, cuja função é transformar as energias. As várias técnicas holísticas visam harmonizar, equilibrar e promover o bem-estar do corpo físico, aliviando dores e desconfortos. No campo emocional, ajudam a promover mudanças de hábitos que favorecem o equilíbrio da energia celular. No campo espiritual, facilitam a conexão com o Eu Divino e com uma fonte superior.
Célia Regina Santos é terapeuta
com atendimento em acupuntura, florais e ervas medicinais.
You must be logged in to post a comment Login