Regional
Coluna Saúde: Dor Lombar e Acupuntura
A dor lombar acomete a parte inferior da coluna e é uma dor mais localizada. Já a lombociatalgia é uma dor causada pela compressão do nervo ciático, que pode ser aguda (súbita) e sensível à palpação.
»» Leia também: Coluna Saúde: Ansiedade e Acupuntura
Essa dor tende a se aliviar com o passar dos dias, mas pode retornar em climas frios. Por outro lado, a dor crônica é mais persistente e pode irradiar ou não para os membros inferiores. As causas da dor lombar, segundo a Medicina Ocidental, podem ser variadas, como osteófitos, síndrome do piriforme, hérnia de disco, traumas, entre outras.
Os sintomas incluem fortes dores na região lombar com irradiação para as pernas, formigamento, dores nas coxas e joelhos, sensação de queimação local, e dores que muitas vezes podem impossibilitar atividades cotidianas.
Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa), a dor lombar é causada por vários fatores, como o frio-umidade, a estagnação de QI (energia) ou uma deficiência energética do rim que invade os meridianos, assim como a emoção medo.
O medo é uma emoção que estabelece limitações e equilíbrio na vida, sendo um processo natural. Contudo, pode se tornar um problema quando é excessivo, diminuindo a energia do rim e trazendo como consequência dores na região lombar, nos joelhos, nas coxas, além de zumbido no ouvido, tonturas e dificuldade de permanecer em pé por muito tempo.
Isso compromete outros órgãos energéticos, como o fígado e o coração. O medo do fracasso, da morte, de ser dependente dos outros e a dificuldade para concretizar ou finalizar metas podem gerar um desequilíbrio energético do rim.
A acupuntura surge, então, não somente para aliviar as dores físicas, mas também para corrigir as desordens energéticas geradas por esse órgão, devolvendo a alegria de viver, a força interior e a fé em si mesmo.
Célia Regina Santos é terapeuta
com atendimento em acupuntura, florais e ervas medicinais.
You must be logged in to post a comment Login