Connect with us

Estância do Leitor

Coluna Saúde: Fibromialgia e a MTC

Publicado

em

A fibromialgia é uma síndrome crônica que provoca dor musculoesquelética generalizada, sempre acompanhada por fadiga, problemas de memória, distúrbios do sono e do humor. A medicina ocidental não compreende sua causa, acreditando na predisposição genética, traumas físicos ou emocionais, infecções como um gatilho para a ampliação da dor.

»» Leia também: Coluna Saúde: Túnel do Carpo e MTC

A síndrome é tratada de forma individualizada, com o uso de relaxantes musculares, analgésicos para o alívio da dor e antidepressivos para possíveis distúrbios emocionais.

Também são indicados fisioterapia e atividades físicas para melhorar a flexibilidade e a dor. Em alguns casos, mais um profissional, o psicoterapeuta, é necessário para lidar com o estresse, amplamente reconhecido como um gatilho para as dores no corpo.

Na visão da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), a fibromialgia é entendida como dores nos canais onde estão os tendões musculares, caracterizada por pontos de dor espalhados pelo corpo.

É uma desarmonia do Qi (energia) e Xue (sangue), que provoca a má circulação de sangue e oxigênio nos músculos, além da influência de fatores patogênicos como umidade, frio e vento. Esses fatores bloqueiam os meridianos, impedindo o seu livre fluxo, trazendo dor e rigidez.

Essa dor, muitas vezes incapacitante, pode ocorrer por vários motivos. A deficiência de Xue (sangue) leva à fraqueza muscular, fadiga e sensação de cansaço. A estagnação de Qi (energia) e Xue (sangue) pode levar a dores mais intensas em várias partes do corpo, dando a sensação de peso e cansaço. A umidade pode causar dor nas articulações e rigidez, principalmente em dias frios e úmidos.

No tratamento da fibromialgia pela MTC, o terapeuta pode fazer uso de acupuntura, ventosa-terapia e moxabustão para restaurar o fluxo de Qi (energia) e Xue (sangue), reduzindo a dor, dispersando o frio e a umidade e aliviando as dores musculares.

Muitos pacientes relatam um certo alívio limitado nos tratamentos convencionais, o que os motiva a buscar abordagens complementares como acupuntura.

Célia Regina Santos é terapeuta
com atendimento em acupuntura, florais e ervas medicinais.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement