Connect with us

Estância do Leitor

Coluna Saúde: Insônia e o Auxílio da Fitoterapia

Publicado

em

A insônia é a dificuldade de dormir durante a noite, e os motivos podem ser variados. Ansiedade em relação a eventos futuros, estresse, atividades físicas feitas à noite, gerando desequilíbrio no organismo, são alguns dos fatores que podem interferir no sono. Um sono reparador de, no mínimo, sete horas é ideal. No entanto, muitas vezes, a falta de um sono adequado faz com que a pessoa acorde cansada, com baixo rendimento nas atividades diárias e com alterações de humor. Além disso, a má alimentação e o sedentarismo também contribuem para a insônia.

»» Leia também: Coluna Saúde: Ansiedade e Florais de Bach

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a insônia pode ser vista como um desequilíbrio das energias Yin e Yang. A energia Yang simboliza o dia, o sol, e está relacionada à atividade mental e física, enquanto a energia Yin simboliza a noite, a lua e o sono reparador. Esse desequilíbrio energético pode afetar outros órgãos, como o fígado e o coração, e agravar os sintomas de insônia.

Terapias integrativas, como acupuntura, aromaterapia e fitoterapia, podem ajudar no tratamento da insônia. O óleo essencial de Lavanda officinalis é conhecido por ajudar a relaxar a mente, promovendo uma higiene mental. Já na fitoterapia, o chá de Melissa (Lippia alba), conhecida também como falsa-cidreira ou erva-cidreira, dependendo da região, possui princípios ativos que auxiliam não apenas no combate à insônia, mas também na indigestão, ansiedade e nervosismo, sendo considerada uma indutora natural do sono.

Célia Regina Santos é terapeuta
com atendimento em acupuntura, florais e ervas medicinais.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement