Connect with us

Estância do Leitor

Coluna Saúde: Obesidade um problema universal

Publicado

em

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos que enfrentar. A estimativa é que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com índice de massa corporal (IMC) acima de 30.
No Brasil, hoje, 56% de adultos tem obesidade ou sobrepeso (34% com obesidade e 22% com sobrepeso). Os pesquisadores em saúde estimam que, mantidas as tendências atuais daqui 20 anos, 130 milhões de adultos brasileiros viverão com sobrepeso ou obesidade.

»» Leia também: Coluna Saúde: Tratando Paralisia Facial (Bell) com Acupuntura

Para a medicina ocidental a obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo excesso de gordura corporal, que pode causar prejuízos a saúde. Ela é causada por um desequilíbrio entre a energia ingerida na alimentação e a energia gasta pelo organismo, ou seja, quando se consome mais energia do que se gasta.

Nesta conta, fatores como genética, estilo de vida, sedentarismo são causas mais que reconhecidas como uma condição grave de saúde, e, quando colocada em risco a vida do paciente, é recomendável fazer a cirurgia bariátrica.

Indicativos como apneia do sono, diabetes hipertensão arterial, problemas cardíacos desequilibram ainda mais a balança da boa saúde.

Para a MTC (Medicina Tradicional Chinesa) a obesidade está relacionada ao elemento terra, no qual o órgão energético baço-pâncreas pode estar enfraquecido por vários motivos. Dentre eles o pensamento obsessivo, a preocupação excessiva, sedentarismo, excesso de trabalho e estudos, alimentação inadequada.

Tudo isso pode consumir a energia do baço-pâncreas porém outros órgãos energéticos como o fígado e o pulmão podem ser afetados. O pulmão, por exemplo, pode estar consumindo a energia excessiva do baço. São os casos de angústia, tristeza, fatores emocionais que podem levar uma pessoa a não conseguir emagrecer.

Na acupuntura, a saúde da mente está ligada a saúde do corpo físico e a manifestação da beleza. A visão chinesa trata o doente e não a doença, diferentemente de outras intervenções estéticas que só tratam o local afetado.
Acupuntura pode aliar a fitoterapia com ervas capazes de auxiliar na ansiedade e inibir o apetite juntamente com os florais de Bach que vibram numa frequência especial da alma humana trazendo entendimento dos conflitos internos.

Porém, as várias técnicas integrativas por si só não fazem o trabalho do emagrecimento, a pessoa tem que crer que emagrecer é possível, e ficar na força de vontade para atingir seu objetivo.

Célia Regina Santos é terapeuta
com atendimento em acupuntura, florais e ervas medicinais.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement