Quando falamos em saúde e bem-estar, o equilíbrio emocional é fundamental. Devemos estar atentos às nossas emoções e sentimentos. As nossas emoções (raiva, preocupação, medo) são energias mais densas que entram em ressonância com outras emoções semelhantes, como a força de um ímã—é a famosa lei da atração: semelhante atrai semelhante.
O que você está vibrando hoje? Seu dia está sendo prazeroso? Tudo está saindo como planejou? Se sim, parabéns! Mantenha-se assim e agradeça. Para aqueles que se encontram na vibração da incerteza e do medo, é necessário trocar os pensamentos para acessar o seu Eu interior mais profundo e encontrar soluções para as discordâncias do dia.
»» Leia também: Coluna Saúde: Fitoterapia, a medicina da natureza
O que parece impossível é, sim, possível! Fazer essa troca de pensamentos requer apenas disciplina. Você é capaz! Se olhar um pouquinho para trás, verá que já superou vários obstáculos, assim como os que estão presentes novamente neste momento. Silenciar a mente é poder ouvir-se. Bastam alguns minutinhos de respiração profunda.
Você pode dizer: “Estou no trabalho, não consigo! Como faço?” Apenas respire lentamente, segure o ar por alguns segundos e solte-o pela boca devagar. Faça isso três vezes. Durante esse processo, perceberá que seu coração e sua mente estarão mais calmos.
A respiração profunda, mesmo que por alguns instantes, também é um estado meditativo. Essa prática milenar, utilizada por várias culturas, como os yogues, ajuda a entrar em estados mais profundos de consciência.
A respiração auxilia na redução do estresse e da ansiedade, ativando o sistema parassimpático, promovendo o relaxamento e oxigenando melhor o corpo e o cérebro, o que melhora a circulação vital (Qi, na visão oriental). Regula as emoções, reduzindo o cortisol—o hormônio do estresse que, com o tempo, pode alterar nossas células e causar enfermidades. Além disso, fortalece o sistema imunológico, melhora nossa concentração e traz clareza mental, devolvendo o equilíbrio diante das adversidades.
Para a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), tanto a respiração quanto a meditação, aliadas à acupuntura, ajudam a harmonizar o fluxo de Qi (energia vital), desbloqueando estagnações e fortalecendo os órgãos internos.
Célia Regina Santos é terapeuta e atende com acupuntura, florais e ervas medicinais.
COMENTÁRIOS