Estância do Leitor
Coluna Saúde: Tratando Paralisia Facial (Bell) com Acupuntura
A paralisia facial é uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades. Ela ocorre devido a uma disfunção do nervo facial, resultando na incapacidade de movimentar os músculos do rosto e na perda de sensibilidade ou formigamento em um lado da face. Embora os sintomas possam lembrar um AVC, há diferenças importantes: na paralisia facial de Bell, apenas o rosto é afetado, enquanto no AVC outros membros do corpo também podem ser comprometidos. Além disso, no AVC, a boca tende a entortar, mas os olhos não são diretamente afetados.
»» Leia também: Coluna Saúde: Insônia e o Auxílio da Fitoterapia
Na paralisia facial, o paciente pode apresentar dificuldade para fechar a boca, os olhos, levantar a sobrancelha, além de alterações no paladar e na produção de lágrimas. Segundo dados da Inter Fisio, cerca de 80 mil pessoas no Brasil são afetadas pela paralisia facial a cada ano, com uma incidência anual de 13 a 34 casos por 100 mil habitantes, em ambos os sexos.
Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), essa condição é entendida como uma “invasão de vento”. O vento, segundo a MTC, é uma força da natureza que dá movimento a tudo e está relacionado ao fígado, o órgão responsável por manter o livre fluxo de Qi (energia) e Xue (sangue) no corpo. Um bloqueio nesse fluxo pode resultar em várias doenças, entre elas a paralisia facial. A nutrição inadequada dos músculos e nervos faciais devido ao bloqueio de energia apresenta sintomas semelhantes aos descritos pela medicina ocidental, como a impossibilidade de fechar os olhos, movimentar a boca ou levantar a sobrancelha, além de formigamento e dores faciais.
As causas dessa condição podem estar relacionadas à invasão de “vento-frio” por uma baixa imunidade, o que, na MTC, é chamado de deficiência de Wei Qi (energia de defesa). A má alimentação, estresse e cansaço também podem levar à deficiência de Xue (sangue), contribuindo para o surgimento da paralisia facial.
O tratamento com acupuntura tem como objetivo expulsar o vento patogênico e restaurar o fluxo de Qi e Xue nos meridianos afetados, nutrindo os músculos faciais. Além da acupuntura, o uso da moxabustão (técnica que utiliza calor para expelir o frio) e massagens faciais são recomendados para ajudar na recuperação dos músculos afetados.
Quando tratado logo no início, a paralisia facial apresenta uma boa resposta ao tratamento, com resultados rápidos e satisfatórios.
Célia Regina Santos é terapeuta
com atendimento em acupuntura, florais e ervas medicinais.
You must be logged in to post a comment Login