Connect with us

Estância do Leitor

Coluna Saúde: Túnel do Carpo e MTC

Publicado

em

A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia causada pela compressão do nervo mediano, que passa pelo punho e pela palma da mão. Quando o canal por onde passa o nervo e os tendões responsáveis pelos movimentos dos dedos, mãos e dobra do punho está comprimido, a síndrome se manifesta.

»» Leia também: Coluna Saúde: Cefaleia e Acupuntura

Essa compressão causa dor e dormência. As possíveis causas incluem movimentos repetitivos, como trabalhos manuais, digitação, dirigir, traumas, má postura, artrite reumatoide, diabetes e obesidade. Os sintomas mais comuns são queimação no punho, formigamento na mão, principalmente à noite, com irradiação dos dedos até o ombro, sensação de choque local, perda de sensibilidade nas pontas dos dedos e enfraquecimento muscular, dificultando tarefas simples.

Na medicina ocidental, a recomendação é evitar atividades que envolvam movimentos repetitivos, realizar alongamentos e exercícios de fortalecimento para as mãos e punhos, usar talas para imobilizar o punho, e em casos mais graves, recorrer a anti-inflamatórios ou cirurgia. Esses tratamentos não apenas aliviam a dor, mas também melhoram a qualidade de vida do paciente.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a síndrome do túnel do carpo não afeta, a princípio, os órgãos e vísceras energéticas, mas sim o sistema musculoesquelético, onde há um bloqueio da circulação de Qi (energia) e Xue (sangue) nos canais Yin do braço.

O tratamento visa aliviar os desconfortos específicos dessa patologia, onde os canais dos tendões são afetados. Algumas causas possíveis incluem a estagnação de Qi devido a movimentos repetitivos ou trabalhos excessivos com as mãos, levando à dormência e formigamento. A presença de umidade obstrui a circulação de Qi, causando sensação de peso e rigidez no pulso. A deficiência de Xue pode resultar em fraqueza ou dificuldade de movimentos. Nesse contexto, os órgãos energéticos rim e fígado podem estar relacionados à rigidez e fraqueza nos tendões e articulações, agravando a síndrome do túnel do carpo. Por isso, após aliviar os sintomas, é fundamental realizar uma avaliação energética completa.

O terapeuta pode utilizar, além da acupuntura, moxabustão para tratar casos de frio e umidade, ajudando a liberar o fluxo de Qi e Xue nos meridianos. Fitoterápicos também podem ser indicados para aliviar a dor.

Estudos científicos sobre o uso da acupuntura no tratamento da síndrome do túnel do carpo têm mostrado resultados satisfatórios quando combinados com terapias convencionais. A estimulação dos pontos de acupuntura melhora a circulação sanguínea local e reduz a inflamação, aliviando a pressão sobre o nervo mediano, com a vantagem de ser menos invasivo e apresentar menos efeitos colaterais.

Célia Regina Santos é terapeuta
com atendimento em acupuntura, florais e ervas medicinais.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement