Connect with us

Guarujá em Foco

Com 100% de leitos de UTI ocupados, Guarujá está próximo do colapso

Publicado

em

Município criou grupo que auxilia as tomadas de decisão em relação à doença ainda em março do ano passado; evolução negativa do novo coronavírus na Cidade motivou mudança

Guarujá centralizará a partir desta sexta-feira (26) o Gabinete de Gestão de Crise da covid-19 no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba) com reuniões diárias para intensificar as medidas de combate à covid-19, que apresenta evolução novo pico de casos e internações – Município está próximo de um colapso. O primeiro encontro começa às 9 horas.

O Gabinete de Crise, criado há exatamente um ano, é composto por membros das secretarias de Saúde, Defesa e Convivência Social, Coordenação Governamental, entre outras. Os encontros eram semanais para realizar um balanço do cenário da pandemia no Município e deliberar decisões.

No entanto, com a atual situação da pandemia no Município, o prefeito Válter Suman decidiu tornar o encontro deste colegiado diário e centralizado. O intuito é realizar algo semelhante ao que foi feito durante a tragédia ocorrida após as fortes chuvas registradas na Cidade no ano passado.

“Estamos voltando a um cenário de guerra. É necessário tomarmos ações conjuntas e rápidas. Estamos acompanhando uma crescente assustadora no número de casos e internações. Estamos próximos de vivenciar um colapso em nosso sistema de saúde”, enfatiza o chefe do executivo.

Hospital de campanha
Nas últimas duas semanas, a Prefeitura anunciou a criação de mais 70 leitos exclusivos para tratar pacientes com a covid-19. Já estão funcionando 20 no Hospital Santo Amaro (HSA), sendo 10 de enfermaria e outros 10 de Unidade de Terapia Intensiva.

Além deles, está a reativação de um hospital de campanha no Município, com 50 leitos, que funcionará no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS AD II), em Vicente de Carvalho (Rua Josefa Hermínia Caldas, 470 – Jardim Progresso). Neste momento, o local passa pelo processo de ampliação da rede de gases medicinais para operar com a nova capacidade. Ele estará em plena operação já na próxima semana.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement