Connect with us

Colunas

Comunidade Espírita Cristã de Guarujá comemora 50 anos

Published

on

Depois de dois anos de Pandemia do Novo Coronavírus, com as atividades sociais voltando ao normal, a Comunidade Espírita Cristã de Guarujá (CECG) realiza no próximo dia 29 de julho, o famoso Jantar Dançante da entidade.

O evento deste ano, além de ser especial por marcar o reencontro fraterno entre os frequentadores do Centro Espírita, marca os 50 anos de trabalho solidário voltado à comunidade guarujaense.

Uma das fundadoras da entidade, Regina Mariano, contou sobre o início dos trabalhos, no ano de 1972, e ao longo destes 50 anos, levando o alimento material e espiritual a quem necessita.

Segundo o relato de Dona Regina, ela e seu esposo, o ex-prefeito de Guarujá, Maurici Mariano, que era espírita desde criança, toda semana frequentavam casas espíritas de Santos, com a finalidade do estudo da Doutrina Espírita, seguindo a codificação de Allan Kardec.

Os estudos do casal aconteciam na companhia dos amigos, José e Maria Helena Calherani, onde juntos buscavam o estudo da Doutrina Espírita, filosofia e ciência, nos moldes Kandecistas.

O amigo José Calherani já tinha a intenção de doar um imóvel de sua propriedade para que Guarujá também tivesse um local de estudos da doutrina.

Em 1972, Maurici, José Calherani e outros dois amigos (João Elias e Juvenal), viajaram para Uberaba com a finalidade de conhecerem o médium Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier), um dos mais importantes expoentes do Espiritismo.

Chegando lá eles se encantaram com trabalho realizado pelo médium, com a distribuição do ´prato de sopa’. “Eles viram como a gente pode se doar em termos de caridade para pessoas mais carentes”, conta Regina.

Ainda durante a passagem por Uberaba, os amigos receberam uma mensagem de Bezerra de Menezes, através das mãos de Chico Xavier, para que além do alimento, também fossem realizados os trabalhos na parte espiritual, de evangelização.

“A construção desta comunidade não surgiu somente da parte deles, do plano material. Já estava preparado espiritualmente este recanto para vir a ser a Comunidade Espírita Cristã de Guarujá”, pontua.

A mensagem recebida dizia que o pão material era necessário ser distribuído, mas, principalmente, o pão espiritual. “Até hoje nós distribuímos a mensagem enviada por Bezerra de Menezes naquela ocasião”, conta Dona Regina. A mensagem é impressa como um folheto e fica disponível no local para todos que quiserem conhecê-la.

“Assim nasceu este local, a CECG, que está aqui há 50 anos. Na época era apenas um bangalô, que já estava concluído, antes da abertura no morro para a via que dá sentido à Praia da Enseada”, explica. Com os anos, o local passou por algumas reformas, para atender o aumentar do número de frequentadores que buscavam os estudos.

Trabalho voluntário de costura também é realizado à comunidade

Dona Regina conta também que na mesma época, em 1972, ela já se reunia com amigas para confeccionar enxovais para bebês para distribuição às mães carentes. “Nós éramos jovens senhoras que habitualmente nos reuníamos na casa da Dona Adelaide, mãe de Maria Helena, para costurar os enxovais. Com a abertura da casa espírita, resolvemos passar esse trabalho também para a comunidade espírita”, conta.

“Até hoje nós confeccionamos esses enxovais para bebês e distribuímos para quem necessita. Mas, como aumentou o número de colaboradoras para a costura, hoje fazemos são confeccionados outros acessórias para casa, que são vendidos em um bazar que acontece no final do ano”, explica. Toda a renda do bazar é revertida para a manutenção da casa e realização dos trabalhos voltados à comunidade.

Distribuição de sopa seguiu durante a Pandemia

Dona Regina explica que durante a Pandemia, quando os eventos realizados pela entidade para a manutenção do local estiveram suspensos, como o bazar, o churrasco e o jantar, que eram realizados anualmente. “Mas o prato de sopa nós nunca paramos de oferecer a quem necessita”, afirma.

Embora as reuniões estivessem paralisadas por conta das orientações das autoridades da saúde o grupo de voluntários deu um jeito de continuar os trabalhos. “Nós fizemos uma campanha para que nossos frequentadores doassem caixas de leite, dessas tipo longa vida, e nós passamos a distribuir a sopa nesses recipientes, na calçada. Mesmo na nessas condições sempre tivemos a oportunidade de levar uma palavra de luz aos necessitados”, exalta Dona Regina.

Jantar acontece dia 29 de julho, no Buffet Atelier do Sabor

O Jantar Dançante em comemoração aos 50 anos da Comunidade Espírita Cristã de Guarujá acontece no dia 29 de julho, a partir das 20 horas no Buffet Atelier do Sabor, que fica na Avenida Helena Maria, 395, bairro Jardim Helena Maria.

Os convites, limitados, estão à venda na sede da CECG (Avenida Deputado Emílio Carlos, 9) ou através do telefone (13) 9-9717-1001. O valor é R$ 150,00 reais por pessoa, e está incluso entrada, prato principal, sobremesa e bebidas à vontade. “Espero que todos passam ir, pois estaremos recebendo a todos com muito carinho”, convida Dona Regina.

Conheça a CECG

A evangelização do ser humano conforme preceitua o “Evangelho Segundo o Espiritismo” e a atuação na área de assistência social, com a prática da caridade como dever social, princípio da moral cristã e como exercício pleno da solidariedade e respeito ao próximo da CECG acontece nos seguintes horários:

Sopa fraterna à população – de 2ª a 6ª feira, às 12 horas

Curso às gestantes – Todas às 5ª feiras, às 14horas

Estudo da doutrina– às 5ª feiras, às 20 horas

Reuniões públicas e passes espirituais – às 4ª feiras, às 20 horas

 

 

 

 

 

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement