Connect with us

Guarujá em Foco

Conscientização: Lixo doméstico é maior causa de obstrução no canal da Av. Almirante Barroso

Published

on

Divulgação PMG

Conscientização: Equipes de zeladoria recolheram cerca de 140 quilos de resíduos; maior parte era de lixo doméstico, que estava obstruindo toda rede de drenagem pluvial do canal

Guarujá – Em apenas um dia de limpeza, equipes do Centro Operacional Vila Alice, vinculado à Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Seurb) retirou cerca de 140 quilos de resíduos sólidos ao longo do canal da Avenida Almirante Barroso, até o cruzamento com a Rua Tambaú, no bairro Parque Estuário, em Vicente de Carvalho. A maior parte dos resíduos era de lixo doméstico, que estava obstruindo toda rede de drenagem pluvial do canal, provocando alagamentos em períodos de chuva forte.

— Leia também: IPTU: Cota única com desconto vence nesta terça (18)

Restos de marmitex, vários alimentos acoplados em sacos plásticos, copos descartáveis, vidros, pneus, carcaças de eletrodomésticos e até uma galinha se acumulavam no leito do canal.

Para a retirada do material, as equipes realizaram o trabalho de forma manual com o auxílio de equipamento de hidrojateamento de alta pressão para um melhor resultado da limpeza.

O assessor institucional da Seurb, Caio Rodriguez, responsável pela Regional Vila Alice, destacou que a quantidade de detritos retirados do canal da Avenida Almirante Barroso retrata a falta de conscientização ambiental de uma parcela da população.

“Mesmo sem se dar conta, essas pessoas estão descartando o lixo de maneira irregular, bloqueando a tubulação e obstruindo por completo o escoamento da água e, por conseqüência, provocando transtornos à população”, afirma Rodriguez, lembrando que se as pessoas não colaborarem, toda vez nos períodos de chuvas intensas ocorrerão alagamentos e transtornos.

A Seurb, por meio de suas regionais, realiza trabalho diário de prevenção nos canais da Cidade e mantém um cronograma de ações de limpeza e manutenção nas áreas de influência de canais e bueiros para atender as demandas de serviços de limpeza manual e manutenção dos sistemas de drenagem.

De acordo com a Diretoria de Manutenção de Vias, Acessos e Limpeza Urbana, vinculada à Seurb, o serviço de coleta domiciliar porta a porta na região da Avenida Almirante Barroso acontece em dias alternados, terça, quinta-feira e sábado. Com isso o morador deve ficar atento e depositar o seu lixo próximo ao horário programado de retirada, para que as equipes destinem os produtos ao lugar correto. Além da coleta domiciliar, a via recebe varrição todos os dias e limpeza mecanizada em alguns trechos.

‘Cata Coisa’ recolhe materiais inservíveis

Para evitar transtornos para o munícipe, a Prefeitura também conta com o serviço denominado ‘Cata Coisa’, responsável por recolher materiais inservíveis, visando diminuir o descarte irregular em espaços públicos, que funciona semanalmente, de segunda-feira a sábado.

Porém, os agendamentos devem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30. Pelo Whatsapp o contato é o (13) 99620 0855 e pelo telefone fixo (13) 3344-3312.

O caminhão Cata Coisa não recolhe entulho e nem restos de vegetais, como poda de árvores e galhos. Nesse caso, o munícipe deve contratar um serviço particular de caçambas.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement