Guarujá em Foco
Conselho do Idoso apresenta planejamento e se prepara para Campanha de Destinação do IR
Entre as ações, estão reuniões com organizações que trabalham com a terceira idade e oficina de captação de recursos
O Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) apresentou o planejamento e calendário das ações do ano ao prefeito de Guarujá, Válter Suman, nesta terça-feira (5). Com o objetivo de promover e defender os direitos da pessoa idosa, o chefe do Executivo se reuniu com representantes do Conselho no Paço Moacir dos Santos Filho.
»» Leia também: Prefeitura de Guarujá segue com inscrições abertas para processo seletivo de professores
Entre as ações debatidas, esteve a campanha “Eu sou cidadão solidário”, referente à destinação do Imposto de Renda (IR). Os contribuintes que fazem a declaração de IR pelo modelo completo, e no resultado final têm imposto a pagar, conseguem destinar até 6% do tributo devido. As destinações podem ser direcionadas para o Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI), sendo 3% para cada.
Os temas abordados pelos conselheiros e pelo prefeito Válter Suman integram um processo de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, que tem sido intensificado. “Os conselhos são representantes legítimos da sociedade e segmentos. Um trabalho que requer diálogo e articulação em rede para oferecer cada dia mais um atendimento de qualidade para nossa terceira idade”, afirmou o chefe do Executivo.
O colegiado já marcou reuniões com organizações que trabalham com a terceira idade para formalização, oficina de captação de recursos, além do planejamento das conferências e campanhas de combate à violência ao idoso. Além disso, está em tratativa a implantação do Centro Dia, destinado ao atendimento especializado a pessoas idosas. A iniciativa tem objetivo de evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento.
“Todas essa ações são necessárias para o exercício da cidadania e a garantida do direito da a pessoa idosa”, afirmou a presidente do Conselho do Idoso, Lília Maria.
População Idosa
Guarujá possui 43.097 pessoas idosas, destas 18.719 são homens, 24.378 mulheres e 14.113 estão inseridos no Cadastro Único (Cadúnico).
Conselho
O CMDI é um órgão de representação dos idosos e tem um papel consultivo, normativo e formulador de políticas públicas. É composto por 18 membros titulares e seus respectivos suplentes, com representantes da sociedade civil e Governo. Está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas). Além disso, o CMDI tem também como missão, fiscalizar as entidades governamentais e não-governamentais de atendimento à pessoa idosa.
You must be logged in to post a comment Login