A pré-conferência do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN) será realizada nesse sábado (29) pela Prefeitura Municipal de Guarujá, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci). Serão discutidos os eixos temáticos “democracia”, “reparação” e “justiça racial”, com o objetivo de promover o debate sobre os desafios e as demandas da população negra do Município e também de elaborar propostas para a construção de políticas públicas que promovam a igualdade racial.
»» Leia também: Prefeitura de Guarujá leva orientações e serviços essenciais à região do Cantagalo
O primeiro grupo de trabalho, que discutirá o eixo “democracia”, se reunirá na Sociedade de Melhoramentos do Bairro Santa Rosa (Rua José Marques, 594). O evento acontecerá das 14 às 16 horas e contará com a participação de representantes do Movimento Negro, religiões de matriz africana e afro-brasileiras, entidades culturais negras e segmento LGBTQIAPN+.
O tema “reparação” será discutido pelo segundo grupo de trabalho, na Casa de Dandara (Rua Manoel Araújo, 454 – Santo Antônio). A reunião acontecerá das 9 às 11 horas e contará com a participação de entidades educacionais que trabalham com jovens, adolescentes e adultos, representantes da Juventude Negra e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Guarujá.
Já o terceiro grupo de trabalho abordará a temática “justiça racial”. O evento será realizado no Grupo Senzala (Rua Antônio Monteiro da Cruz, 508 – Jardim Monteiro da Cruz), das 14 às 16 horas, e contará com a participação de representantes da comunidade caiçara e ribeirinha, comunidade de nortistas e nordestinos, comunidade cigana e do segmento de capoeira.
COMENTÁRIOS