Connect with us

Guarujá em Foco

Construção Civil tem ascensão notável na Baixada Santista, avalia especialista

Publicado

em

Empresário membro da União de Construtores do Guarujá está otimista com os próximos passos

Da Redação

O setor da construção civil na Baixada Santista continua a mostrar um desempenho notável no mercado de trabalho. A avaliação está baseada nos primeiros sete meses de 2023, quando a região testemunhou um incremento substancial no emprego, com a criação de 980 novas posições no setor.

Isso ocorreu em consonância com a tendência nacional, onde a construção civil gerou um total de 194.471 novas vagas com contratos formais no mesmo período, marcando um crescimento de 8% no número de trabalhadores com status formal.

»» leia também: Fiscalização obtém aumento de 40% na regularização de cadastros de turismo

Silvio Camargo, é empresário membro da União de Construtores do Guarujá

Esses números são extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e, de acordo com Silvio Camargo, empresário membro da União de Construtores do Guarujá (UCG), as perspectivas futuras são otimistas.

”As expectativas são grandes. Desde que a queda de juros caia para termos uma maior massa de compradores, e naturalmente um maior número de construção levando a uma multiplicação de empregos não só na construção civil. Isso acelera muito a economia na região”, afirma.

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), todos os três segmentos do setor estão registrando resultados positivos em 2023.

A construção de edifícios, durante esse período, contribuiu com a criação de 69.240 novos empregos, enquanto os serviços especializados para a construção, abrangendo atividades como instalações elétricas, hidráulicas e acabamentos, geraram 60.000 novas vagas.

Otimismo

As obras de infraestrutura também se destacaram, apresentando um saldo positivo de 65.231 novos empregos. “Todas as cidades da baixada melhoraram muito, investiram em infraestrutura, mas temos muito a pensar na mobilidade urbana, principalmente com o futuro aeroporto e a ação da construção seca entre Guarujá e Santos com a obra do túnel. O Guarujá está fazendo sua lição de casa com o novo Plano Diretor e o uso e ocupação do solo”, diz Camargo.

O profissional ainda avalia que a tendência de crescimento sólido no mercado de trabalho da construção civil continua a se fortalecer na Baixada Santista. Ele chama a atenção para o mercado imobiliário, que iniciou um ciclo de expansão no segundo semestre de 2020, e ainda desempenha um papel fundamental na geração de empregos.

“Além disso, as obras de infraestrutura, com foco especial nas melhorias urbanas, têm contribuído de forma significativa para esse cenário promissor”, destaca. E complementa:

“Trabalhar muito na infraestrutura num modo geral é o caminho, podendo dentro de um bom planejamento apresentado ter uma expansão ainda maior da construção civil muito bem escalonada. Teremos muitos desafios pela frente de um novo tempo do Litoral Paulista, que será o desafio das cidades inteligentes”, finaliza.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement