Connect with us

Regional

Construção do primeiro Hospital Veterinário Municipal avança em Santos

Publicado

em

Obra de 1.120m² na Zona Noroeste promete revolucionar a saúde animal na cidade, com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2025.

A construção do primeiro Hospital Veterinário Municipal de Santos avança a passos largos. Localizada na Zona Noroeste, a obra de 1.120m² promete ser um marco na saúde e bem-estar dos pets da cidade, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2025. Atualmente na fase de fundação, o hospital irá oferecer atendimento veterinário especializado e gratuito para famílias de baixa renda, consolidando Santos como referência na proteção da vida animal.

»» Leia também: Mais de 20 mil pessoas prestigiam shows comemorativos em Guarujá

“Esse hospital será uma referência para atender toda a Cidade, com atividades voltadas para os pets de famílias de baixa renda. Um trabalho importante, que oferece o atendimento veterinário especializado de forma democrática”, destaca o prefeito Rogério Santos.

Gerenciada pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), a construção começou em abril, na esquina da Rua João Fraccaroli com a Rua Amadeo Barbiellini, no bairro Bom Retiro. Com um investimento de R$ 4.041.852,09 do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município (Fundurb), a obra permitirá a ampliação dos serviços oferecidos pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), ligada à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), como consultas, tratamentos e procedimentos cirúrgicos.

Avanço dos serviços

A construção iniciou-se com a limpeza do terreno, locação da obra, sondagens e aprovação dos projetos estrutural e executivo de arquitetura. Várias reuniões entre a Seobe e a construtora foram realizadas até a aprovação final. “Atualmente, a obra está concentrada na execução da estrutura de fundação com bate-estacas. Das 85 estacas previstas, 40 já foram executadas, correspondendo a 47% do total”, explica Ana Carolina Bubula Reis, coordenadora de Obras da Seobe. A previsão é que esta etapa seja concluída até o dia 15, quando começará a montagem dos blocos de fundação para posterior concretagem.

Simultaneamente, está em processo de aprovação a entrada de energia na CPFL e avançam os trabalhos de aprovação dos projetos complementares de hidráulica, elétrica e bombeiros.

Climatização e acessibilidade

O hospital contará com dois pavimentos (térreo e primeiro), fachada nas cores verde e branca, e um ambiente climatizado e acessível, incluindo plataforma elevatória e rampa. Além disso, terá comunicação visual, sistema de prevenção e combate a incêndio, sistema de telefonia e dados, e urbanização com árvore ornamental e grama esmeralda.

Para garantir ambientes mais agradáveis, foram projetadas cinco áreas com jardim em espaços livres no térreo, aproveitando a ventilação e a luz natural.

Detalhes estruturais

O pavimento térreo abrigará quatro consultórios, sala de espera, recepção, triagem, emergência, ultrassom, sala de fluxomedicação, sala de curativo e um centro cirúrgico com sala cirúrgica e antecâmara, sala de preparo/indução/anestésico e sala de recuperação. Também haverá vestiário, espaços para lavagem, esterilização, arsenal, farmácia, tanque de banho, higienização, isolamento e sala de raio-X.

Outros espaços incluem banco de ração, estoque, área de circulação, expurgo, necropsia e câmera fria, além de áreas para resíduos orgânicos, comuns e infectantes, reservatório metálico vertical, área técnica de energia e área para armazenamento de produtos e ferramentas de limpeza. O hospital contará ainda com quatro banheiros para pessoas com deficiência (PcD) e estacionamento para três veículos de atendimento.

No primeiro pavimento, haverá espaços para estoque, copa, guarda de medicamentos, lavatório, sala de reuniões e conferências, sala administrativa, sala de conforto dos funcionários e quatro banheiros, sendo dois para PcD. A cobertura do edifício será feita com telha de fibrocimento.

O projeto arquitetônico é fruto de uma colaboração entre a Seobe, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Defesa Animal (Semam). A obra está sendo executada pela Stier Construtora, vencedora da licitação.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement