Connect with us

Entretenimento

Coreógrafa da X-9 Pioneira é do Guarujá

Published

on

Tatiana Macedo
para Coluna Entre Sons e Tons

Ivone Ribeiro, professora da Escola de Dança Arte em Movimento em Guarujá, é a coreógrafa da Comissão de Frente do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9, que irá desfilar no dia 10 de fevereiro, em Santos.

Segundo Ivone, ela já havia feito uma aula coreografada para uma escola em Guarujá, porém é a primeira vez que assume tamanho desafio. “Eu sempre quis fazer esse trabalho. A Comissão será formada por 12 integrantes, sendo 11 meninas e um menino, todos alunos da escola onde dou aulas”, relatou.

Ivone contou para nossa coluna que foi convidada pelo Diretor Geral de Harmonia da Pioneira, professor Júnior, por conta de seu trabalho com bailarinas atletas, que focam na dança como seu futuro profissional. “Eu adoro desafios, então quando fui convidada resolvi aceitar, mesmo com pouco tempo para a preparação e ensaios, com cerca de um mês antes do desfile”, relatou.

Os bailarinos atletas fazem parte do Instituto da Escola de Dança Arte em Movimento Ana Zucchi, que atende jovens que gostam de esporte mas não podem pagar. “Eles ensaiam das 15h às 21h30 horas, e têm uma vasta qualificação para se profissionalizar”, garante Ivone.

X-9 Pioneira

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 foi fundada em 01 de maio de 1944, e é uma das maiores escolas de samba do estado de São Paulo e do Brasil sendo inspiração para a fundação da X-9 Paulistana.

Dentre seus maiores incentivadores estão o casal Tia Inês e Cabo Roque, ambos já falecidos, fundadores da agremiação cujo pavilhão foi batizado pela Estação Primeira de Mangueira.

A agremiação é a escola que mais títulos conquistou no município, um total de vinte e seis e por ser a mais antiga agremiação em atividade na cidade, é conhecida como “A Pioneira”.

É a maior vencedora de título de carnaval da cidade de Santos, 26 no total, entre o período pré-oficial e oficial. É a única escola a participar de todos os desfiles sem nenhum rebaixamento e ao lado da Escola de Samba Brasil, as únicas que ainda estão em atividade desde o primeiro concurso carnavalesco. Além disso, é a única escola de samba da cidade de Santos, a vencer em todas as décadas (40, 50, 60, 70, 80, 90, 2010)

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement