Connect with us

Brasil/Mundo

Cursos gratuitos da USP, Unicamp e Paula Souza são opções para encerrar as férias

Publicado

em

Capacitações ensinam de línguas e programas de informática a pesquisa virtual para combater fake news; qualquer pessoa pode se inscrever

Nestes últimos dias das férias de julho, uma boa opção para enriquecer a bagagem de conhecimentos é aproveitar os cursos livres on-line gratuitos oferecidos por USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pelo Centro Paula Souza (CPS), instituições vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de São Paulo.

»» Leia também: Morador de Guarujá acerta a quina da Mega-Sena e ganha R$51 mil

Os conteúdos são dinâmicos e incluem, além das videoaulas, atividades interativas e avaliações. Qualquer pessoa pode se inscrever e começar a estudar no horário mais conveniente. Há opções com menos de meia hora de duração e treinamentos um pouco mais longos – de até 50 horas.

A USP disponibiliza os cursos nas plataformas Coursera e Veduca, ministrados por docentes da instituição. A Coursera (pt.coursera.org/usp) tem opções nas áreas de Administração, Economia e Negócios, História, Ciência da Computação e outras. Alguns oferecem certificação mediante pagamento de taxa. A Veduca (veduca.org) disponibiliza treinamentos nas áreas de Informática, Ciências, Saúde, temas sociais e outros. Assim como na Coursera, o acesso é gratuito, mas também é possível fazer os cursos certificados pagando a tarifa.

Com 28 opções entre 4 horas e 42 horas de duração, a Coursera ensina Criação de Startups – Como Desenvolver Negócios Inovadores e Introdução à Gestão de Projetos. Já na Veduca, são 26 cursos com carga horária variável entre apenas 23 minutos até 45 horas. Nesta plataforma, é possível aprender Matemática Financeira ou Desenvolvimento de Produtos e Serviços, apenas para citar dois exemplos.

Na Unicamp, as formações à distância gratuitas são oferecidos pela Escola de Extensão da universidade, na modalidade Mooc – Massive Open Online Course (que em português pode ser traduzido como Curso Online Aberto e Massivo), e também estão hospedados na Coursera. São 12 treinamentos com duração entre 3 horas e 25 horas. Há opções nas áreas de Tecnologia, Saúde, Educação, Letras e outras. Quem se interessa por Cosmetologia, por exemplo, tem duas opções: Cosmetologia em Prol do Envelhecimento com Saúde e Beleza e Demonstração Prática de Manipulação de Cosméticos (https://www.extecamp.unicamp.br/adistancia.asp).

Paula Souza

No Centro Paula Souza, as capacitações têm duração variável entre 6 horas e 50 horas, também na modalidade Mooc. São 19 opções. Alguns cursos dão direito a certificados. Se você se interessa pelo estudo de Línguas, por exemplo, vai gostar de uma dessas três opções – Português Instrumental (estudo da Língua voltado à criação e à interpretação de textos), Inglês e Espanhol em nível básico.

Para quem gosta de treinamentos rápidos, o Paula Souza também oferece os microcursos – capacitações curtas com conteúdos que oferecem visão geral e introdutória sobre temas diversos e novas tendências. Entre as opções, temos: Como pesquisar na internet e combater fake news, Respeito e Tolerância à Diversidade e Por que procrastinamos. Para a inscrição, basta acessar o site mooc.cps.sp.gov.br e seguir as instruções.

Em todos os cursos, nas três instituições, não há necessidade de participar de qualquer processo seletivo nem existe limite de vagas.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement