Connect with us

Colunas

Dia do Folclore: data comemorativa busca manter viva a cultura popular

Publicado

em

O Dia do Folclore é comemorado nesta segunda-feira (22) e, além das lendas que ouvimos desde crianças, a data traz muitas curiosidades sobre a sua origem. Quem mora no Brasil pode achar que o folclore é um patrimônio nacional, mas a verdade é que a data celebra diversas manifestações culturais e sua importância vai muito além do Brasil.

Leia também: Olá, homem! A coluna desta semana é você lembrar de se cuidar!

Pois bem, você pensa saber tudo sobre a história do folclore? Para te ajudar a relembrar e aprender um pouco mais, a nossa coluna traz alguns fatos para testar os seus conhecimentos e adentrar neste mundo cheio de mistério e magia.

O Dia do Folclore tem como objetivo garantir a preservação do acervo que forma o folclore brasileiro e também de incentivar os estudos na área. É comemorado em diversos países em 22 de agosto, não só no Brasil.

Nesta data, no ano de 1946, a palavra ‘folklore’ (em inglês) foi inventada pelo inglês William John Thoms, que fez a junção de ‘folk’ (povo, popular) com ‘lore’ (cultura, saber) para definir as características culturais de cada nação.

Os folcloristas registram contos, lendas, anedotas, músicas, danças, vestimentas, pratos típicos e tudo o que define a cultura popular. A data foi oficializada no Brasil em 17 de agosto de 1965, pelo então presidente Humberto de Alencar Castello Branco e por seu Ministro da Educação, Flávio Suplicy de Lacerda. O decreto destaca o pioneirismo de Thoms na pesquisa das culturas populares.

Muito antes do Dia do Folclore ser decretado no Brasil, o escritor Monteiro Lobato já havia realizado algumas publicações usando algumas personagens na sua série de 23 volumes do Sítio do Pica Pau Amarelo, entre 1920 e 1947, com lendas como Saci e Mula sem cabeça. É o primeiro escritor que vem à cabeça de muitos brasileiros quando se fala em folclore.

Mas, além de Lobato e Ariano Suassuna, que utilizavam muito o folclore em suas obras, existem os notáveis Mário de Andrade e Luíz da Câmara Cascudo, que foi o autor do Dicionário do Folclore Brasileiro.

Vamos testar o seu conhecimento

Você se lembra quais são as principais personagens do folclore Brasileiro? Então responda as perguntas:

É um ser mítico que habita as florestas e tem como grande característica o fato de ser travesso e pregar peças nas pessoas”. Que famoso personagem folclórico é este?

Se você respondeu Saci-Pererê, acertou! Ele é uma das principais lendas do folclore brasileiro, e seu surgimento remonta ao final do século XVIII. A imagem clássica do Saci mostra-o como um ser mítico e travesso que realiza brincadeiras. A lenda do Saci surgiu, segundo os estudos, na região Sul do Brasil entre os índios guarani.

Conhecida por sua beleza, voz encantadora e riquezas. Ela é parte mulher e parte peixe e é conhecida por seduzir homens que estão nas margens dos rios, levando-os para debaixo d’água”. Esta personagem é?

Acertou quem respondeu: Iara”. A lenda surgiu a partir do folclore europeu e foi adaptada ao folclore brasileiro. Essa afirmação foi realizada por um dos maiores folcloristas que o Brasil já teve, o potiguar Luís da Câmara Cascudo.

Um dos personagens mais famosos, é conhecido como um ser mítico que protege a floresta. Sua lenda tem origem nos povos indígenas, sendo muito famosa no Norte do Brasil, sobretudo no Amazonas e Pará. De quem estamos falando?

Você sabe tudo de folclore se respondeu: o Curupira”.  Ele é retratado frequentemente como um anão, que possui os cabelos vermelhos e os pés ao contrário. O curupira como protetor da floresta voltava-se contra todos aqueles que a destruíam e, por isso, era visto com grande temor pelos indígenas.  (Fonte: Daniel Alves, historiador).

Guarujá conta com grupo folclórico de reconhecimento internacional

A Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi de Guarujá, possui o grupo de Reisado autêntico do Estado de Sergipe, trazido na década de 60 pelo saudoso Mestre Zacarias, apresentando a tradição da cultura popular brasileira de forma despojada.

Pela 47ª vez, o grupo mostrou, na semana passada, todo o seu talento em um dos maiores festivais do País, o Festival do Folclore de Olímpia, cidade reconhecida como Capital Nacional do Folclore.

O grupo leva aos palcos a sua forte tradição autêntica de Sergipe, reunindo 27 dançarinos e 11 músicos, com dois grupos: o Reisado Oficial e o Reisado Mirim.

Seduc vem realizando atividades lúdicas sobre o tema

A Secretaria de Educação (Seduc) de Guarujá informa que, neste mês de agosto, vem desenvolvendo uma série de atividades alusivas ao folclore em toda a rede municipal de ensino.

São atividades práticas lúdicas e diversificadas como, por exemplo, dramatizações de lendas, danças, canções, pinturas, culinária, exposições, entre outros. A Seduc destaca que, através dessas atividades, os estudantes conhecem e vivenciam produções artísticas e culturais.

Além disso, as ações realizadas estão fundamentadas nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as quais preconizam acerca da importância e da valorização da cultura brasileira.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement