Connect with us

Guarujá em Foco

Defesa Civil inicia plano para enfrentar chuvas de verão

Publicado

em

Plano Preventivo começa neste domingo com foco em monitoramento, vistorias e orientações à população

A Defesa Civil de Guarujá, em parceria com a Defesa Civil Estadual, inicia neste domingo (1) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), vigente até 31 de março de 2025.

O objetivo é intensificar as ações preventivas durante o período de chuvas intensas, com destaque para monitoramento em tempo real, previsão meteorológica diária e vistorias em áreas de risco.

»» Leia também: Maratona de Leilões: governo de SP faz investimentos em rodovias

Segundo o diretor da Defesa Civil de Guarujá, Marcos Gamberini, o trabalho busca identificar instabilidades e fortalecer o diálogo com comunidades vulneráveis.

O plano inclui 15 estações pluviométricas automáticas e uma plataforma para medir a umidade do solo em áreas estratégicas, como Vila Baiana e Serra do Guararu.

Durante o período, serão emitidos alertas meteorológicos por SMS, WhatsApp, redes sociais e canais de TV, especialmente em situações de risco de deslizamentos, enchentes ou alagamentos.

A Defesa Civil recomenda atenção a sinais de movimentação de terra e reforça que moradores de áreas de risco podem acionar o serviço 24 horas pelo telefone 199.

“As pessoas que residem em áreas de risco devem estar sempre atentas às orientações da Defesa Civil, tais como: preservar o meio ambiente do entorno da residência; não construir ou ampliar moradias em áreas de risco geológico sem orientação técnica adequada. E ainda, nunca jogar lixo nas ruas, pois dificulta o escoamento das águas pluviais.”

Já em caso de chuvas, é necessário ficar atento aos sinais de movimentação de terra, como: aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, minas d’água, inclinação anormal de muros, postes ou árvores.

O plano conta ainda com o Plano de Contingência para acidentes geodinâmicos, operado por um Gabinete de Crise integrado pela Prefeitura e outras instituições.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement