Destaque
Defesa quer criar muralha eletrônica em Guarujá
Central de Monitoramento municipal conta com câmeras de reconhecimento facial e de placas de veículos, e as características das pessoas
Da Redação – Após os fatos marcantes do último feriado prolongado na cidade no campo da segurança pública, a Prefeitura de Guarujá destaca que tem investido em tecnologia para reforçar a segurança da Cidade. Para esta temporada, a expectativa é o início da ampliação do monitoramento para a região do bairro do Pernambuco.
— Leia também: Refis é prorrogado até 22 de novembro
“O objetivo é criar uma muralha eletrônica em Guarujá, agilizando o atendimento à população com um tempo-resposta reduzido e pontual” definiu o secretário Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), Luiz Cláudio Venâncio Alves.
O projeto vai contar com 59 câmeras de monitoramento, sendo 42 fixas e 13 móveis. Além disso, estão previstas outras quatro câmeras com leitura de placas e o mais importante, o sistema estará interligado à Central de Monitoramento municipal.
Uma boa notícia aos moradores e visitantes que ficaram impactados com a abordagem sofrida por turistas no último dia 12 de outubro. Entre outras ocorrências, dois veículos foram abordados próximos a região da praia do Pernambuco, por bandidos que conseguiram se evadir do local com os pertences das vítimas sem deixar pistas.
“Serão 12 mil metros de fibra óptica, iniciando na Avenida Dom Pedro I, passando pelas avenidas Atlântica, Desembargador Plínio de Carvalho Pinto, Áureo Guenaga de Castro, Marjory da Silva Prado e Jomar”, destaca o secretário. O projeto faz parte de um termo de cooperação com um condomínio local.
Monitoramento
A Central de Monitoramento municipal conta com câmeras de reconhecimento facial e de placas de veículos, um recurso que analisa o movimento, leitura de placa veicular e as características das pessoas.
“Com as informações é possível fazer a pesquisa dos dados junto ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp)”, destaca a Sedecon.
Ao todo, Guarujá possui aproximadamente 1.700 câmeras, sendo 1.636 instaladas em 72 próprios públicos. Outras 51 estão colocadas ao longo dos cerca de seis quilômetros da orla da Praia da Enseada e 18 estão em áreas comerciais de Vicente de Carvalho, Pitangueiras, Astúrias e Tombo, além de seis câmeras de monitoramento de trânsito.
You must be logged in to post a comment Login