Guarujá em Foco
Desfile Show de Carnaval é nesta segunda-feira, dia 20
O Desfile Show de Carnaval 2023 acontecerá na segunda-feira da folia, dia 20, a partir das 21 horas. Realizado pela Prefeitura de Guarujá, sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o evento acontecerá na Avenida Miguel Stéfno, na Praia da Enseada, no trecho entre as ruas Acre e Iracema
Nesta edição, além da Imperador da Ilha, outras cinco agremiações se apresentarão no Desfile Show: Unidos da São Jorge, Grces Guarujá, Renascer do Borel, Mocidade São Miguel e Mocidade Amazonense.
— Leia também: Defesa Civil alerta para tempestade nos próximos dias
Cada agremiação terá 30 minutos de desfile na avenida e o intervalo entre as apresentações será de 15 minutos.
O evento contará com uma passarela de 400 metros e uma estrutura montada com gradis de apoio para o público acompanhar as escolas com segurança. Esse é o primeiro desfile no Município após a pandemia de covid-19.
Confira as escolas que se apresentam:
Imperador da Ilha
Samba-enredo Não deixeis cair em tentação… 7 pecados capitais
Compositores: Mario Lúcio, Naldo Do Beco (In Memorian), Carlos Henrique, Formiga e Sidney Melodiah
Escola tetracampeã se apresentará com seis alas e 300 componentes e irá retratar os pecados capitais e suas analogias, seja em forma de fantasias de alas, na comissão de frente, na vestimenta dos casais, em suas baianas e na bateria ritmo quente.
A Imperador da Ilha foi fundada em 2006 e tem como símbolo a Coroa Imperial. Suas cores são compostas por azul e dourado, além de ter um dragão marinho como seu mascote.
Grces Guarujá
Samba-enredo Alquibier
Compositores: Mongol, Demontiê, Naldo do Beco e Rudnei.
Para honrar as glórias do passado, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba (Grces) Guarujá reviverá o samba enredo Alquibier, que lhe rendeu o título de campeão em 1996. Com três alas e 150 componentes na edição deste ano,
a agremiação fará uma homenagem à ciência e a cevada com pinceladas de criatividade e muita alegria.
Fundada em 1976, no bairro Pae Cará, a agremiação cresceu e se tornou uma referência na Cidade. Suas cores são o vermelho, azul, branco e amarelo e usa o brasão do município de Guarujá como símbolo, tendo o golfinho como mascote.
Unidos da São Jorge
Samba-enredo: Com a São Jorge eu canto e encanto nesse mar de alegria
Compositores: Mário Lúcio, Naldo do Beco, Erick Sapão, Marquinho Maluco, Fernando Negrão, Márcio Galheta e Elizeu do Cavaco
Além de festa, o desfile da Unidos da São Jorge no Carnaval de Guarujá 2023 promete também emoção. A Escola irá relembrar o título de 2012, ano em que também ficou marcado pela luta do hoje presidente de honra in memorian, José Luiz de Jesus, o Carroça, para estar na passarela do samba após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Fundada em 2001 por um grupo de amigos no Pae Cará, a Unidos da São Jorge vai falar sobre os mistérios das águas e alerta para a preservação do meio ambiente. A Verde e branco leva para a avenida 200 componentes e 06 alas.
Renascer
Samba-enredo A Renascer é fogo que arde no peito e incendeia a avenida
Compositores: Carlinhos, Beto Mocidade, Xuxu, Marquinho, Maluko, Bolinha Vinna
A Escola desfila com 200 componentes divididos em comissão de frente, bateria, baianas, mestre sala, porta-bandeira e duas alas para retratar a história e origens do fogo, desde o seu descobrimento e utilidades, até o seu simbolismo e importância para as Olímpiadas e mitologia grega.
A Renascer de Santa Cruz dos Navegantes foi fundada em 2006 e tem como seu símbolo a Cruz de Malta e uma Fênix como sua mascote. Suas cores são vermelho, azul e branco.
São Miguel
Samba-enredo – “Na magia do Carnaval, nasce das trevas uma explosão de cores”
Composição: Caride, Ramiro, Barata, Firmino, Marquinhos e Miquéias
Com o objetivo de exaltar a história e quem a construiu, a Escola de Samba São Miguel levará para a Praia da Enseada o enredo ‘Na magia do Carnaval, nasce das trevas uma explosão de cores’ – reedição do samba que lhe rendeu o título de campeã em 2009.
Serão aproximadamente 300 componentes, distribuídos em seis alas. A São Miguel também possui diversos motivos de orgulho. Além de ser a primeira escola da Cidade a ter uma rainha de bateria da comunidade LGBTQIA+, a Azul e Branco é afilhada e batizada pela Escola de Samba Beija Flor (Nilópolis – RJ). Seu símbolo é um Guaiamum – uma espécie de caranguejo terrestre.
Amazonense
Samba-enredo – 50 Anos de Uma Gloriosa História de Amor e Tradição
Compositores: Ademarzinho do Cavaco, Lucas Donato, Adnilson Santana, Potrinho do Pandeiro e Ademir Poeta
A Mocidade Amazonens, que se apresentou no Carnaval de Santos no último final de semana e ganhou em 4º lugar, desfila em Guarujá seus 50 anos de uma gloriosa história de amor e tradição, samba-enredo que irá embalar os cerca de 1000 integrantes da escola.
Fundada em 1972, conquistou vários títulos seguidos no Carnaval de Guarujá. Tal feito fez com que ela fosse convidada para participar do Carnaval Santista em 1977, disputando a categoria de acesso e subindo para o grupo especial ainda no primeiro ano. A escola do Índio guerreiro defende o verde e branco e vai encerrar o Carnaval 2023 em Guarujá.
You must be logged in to post a comment Login