Connect with us

Guarujá em Foco

Dia da Mulher Negra Medalha Tereza de Benguela coroa esforço feminino em prol à Igualdade Racial

Published

on

Além da tradicional medalha destinada às mulheres, 19 pessoas foram homenageadas por suas lutas contra o racismo

Com o Teatro Municipal Procópio Ferreira lotado, 15 mulheres de Guarujá subiram ao palco para receber a Medalha Tereza de Benguela, honraria que reconhece a luta de cidadãs na política municipal voltada à igualdade racial.

»» Leia também: Por que a nostalgia dos anos 80 e 90 domina a cultura pop?

Este foi o oitavo ano seguido que a Prefeitura, na atual gestão, promoveu o evento, que contou com a participação do presidente do Conselho Estadual da Comunidade Negra.

Desde a abertura, o ambiente foi tomado pela cultura afro-brasileira, com pessoas de diversas etnias e religiões reunidas com o mesmo propósito. A organização da Prefeitura foi conduzida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci), em conjunto com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

Entre as homenageadas, estava Célia Maria, conhecida como Neguinha. Ela nasceu e mora na Comunidade Prainha até hoje. “Sempre gostei de ajudar as pessoas, já fui jogadora profissional de futebol, fui técnica de times na minha comunidade. Sou conhecida por ajudar o próximo. As pessoas me chamam para tudo que precisam. Nunca pensei em ser reconhecida por fazer o bem sem ver a quem”, afirmou.

O gestor de Programas para Igualdade Racial, Étnica e de Direitos Humanos de Guarujá, Carlos Eugênio, comemorou o reconhecimento cada vez maior quanto ao tema. “Estamos em construção, dia após dia vivenciando nosso direito de crescer e cada vez mais nos apropriando dos espaços de poder”, pontuou.

Personalidade Contra o Racismo

Novidade para este ano, a Prefeitura também entregou a Medalha Personalidade Contra o Racismo para pessoas que apoiam a luta contra o racismo. A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Edna Suman, estava entre elas e não escondeu a felicidade. “Sinto-me lisongeada. Só tenho a agradecer por ter sido agraciada com essa homenagem”, declarou.

O evento ainda contou com apresentações culturais de capoeira, realizados pelas Associações de Capoeira: Roda Grande, Grupo Senzala, Grupo Cultural Raiz Negra, Lembrança da Tri-Caravela e Filhos do Sol. A Escola de Samba Mocidade Amazonense foi responsável pela apresentação de encerramento.

Homenageadas com a Medalha Tereza de Benguela

Gabriela Monteiro Rocha, Maria das Dores, Maria José da Silva Araújo e Rosângela Angelina, Valdelice de Matos Correia, Patrícia Alexandre Barreto Constantino, Márcia Regina e Mariá Santos Paixão, Maria Cristina Brasílio, Ivalci Correa Silva, Maria Antonieta de Brito, Andrea Fontes Toledo, Sophia Gabriela Valentim dos Santos, Desiree Pamella, Lu Ynaiah e Célia Maria dos Santos Almeida.

Homenageados com a Medalha Personalidade Contra o Racismo

Edna Suman, Sueli de Melo Pastoriza, Luzia Ribeiro da Silva, Patrícia Araújo, Maria Izabel Abdala, Andressa Silva, Josuel Melo, Ogan Luiz, Pastor Sidney Santos da Trindade, Alberto Santos Paixão, Mestre Sombra, Mestre Sombrinha, Mestre Gringo, Mestre Gilmar e Mestre Nuvem.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement