Editorial: A cada chuva, a mesma tragédia

HomeColunas>Estância do LeitorColunas

Editorial: A cada chuva, a mesma tragédia

A previsão de novos temporais para esta sexta e, possivelmente, sábado, reacende o medo — e a indignação — de moradores de Guarujá que, mais uma vez, veem suas casas ameaçadas pela água que insiste em não encontrar saída.
Não é a primeira vez. E, pelo histórico recente, também não será a última.

As cenas se repetem com precisão dolorosa: ruas alagadas, móveis perdidos, famílias desalojadas. Em bairros como Prainha, em Vicente de Carvalho, a população já sabe o que esperar — e se desespera com a omissão do poder público e o improviso de obras que, longe de resolver, parecem agravar os problemas.

Há planos, promessas e pronunciamentos para resolver a questão nos bairros periféricos, nos morros. Mais uma vez o Morro do Sorocotuba deu o aviso de que uma tragédia está próxima de acontecer. Mas falta ação efetiva. Enquanto o ciclo da água segue seu curso natural, o ciclo da inércia continua sendo o verdadeiro desastre.

É hora de dizer às autoridades do Executivo e do Legislativo: chega de paliativos. Guarujá precisa de soluções concretas, antes que a próxima chuva leve ainda mais do que já foi perdido.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Micros

Parabéns, Hospital Santo Amaro
pelos 63 anos de dedicação à saúde

No último dia 22 de abril, o Hospital Santo Amaro completou 63 anos de serviços prestados à população de Guarujá e da Baixada Santista. Com uma trajetória marcada por cuidado, excelência e humanização, a instituição tornou-se referência em saúde na região.

Destaque especial para sua atuação no Sistema Único de Saúde (SUS): nas últimas duas décadas, o hospital lidera em número de internações via SUS na Baixada Santista — um marco de compromisso com o atendimento público e acessível. Parabéns ao HSA, por toda a sua história, por mais um ano de conquistas e por seguir como inspiração em cuidado e solidariedade!

Título de Eleitor

Quem não votou em três turnos seguidos tem até 19 de maio para regularizar o título, ou corre o risco de cancelamento. Basta quitar a multa de R$ 3,51 por turno e fazer o processo online ou no cartório eleitoral. O serviço é gratuito.

Feriadão

Mais de 361 mil veículos desceram ao litoral durante os feriados da Páscoa e Tiradentes. O maior fluxo de retorno à capital foi registrado na segunda (21), entre 10h e 11h, com 7.702 veículos por hora. O número ficou dentro da projeção da Ecovias.

Travou Guarujá

Na volta do feriadão, Guarujá enfrentou congestionamentos intensos, especialmente na Enseada. Moradores relataram falta de agentes de trânsito e nenhum policiamento visível nas vias adjacentes.

Genocídio Armênio

Nesta quinta-feira (25), a vereadora Sirana Bosonkian usou suas redes sociais para lembrar o Dia de Homenagem às Vítimas do Genocídio Armênio. “Uma história que nunca deve ser esquecida”, escreveu. Ela também destacou a importância da memória histórica: “Que a lembrança nos fortaleça para construir um mundo mais justo e em paz”.

Empreendedoras em ação

A Jornada da Mulher Empreendedora começou com foco no fortalecimento da marca pessoal. O encontro, com 26 participantes, promoveu dinâmicas sobre autoconhecimento e imagem no mercado. O próximo será em 22 de maio, com o tema “Faça Digital: Fotos e Vídeos”.

Mais vacinação

A Escola Estadual Waldemar da Silva Rigotto recebeu a equipe da Sesau e vacinou 43 alunos contra a dengue. Desde o início da ação, 346 estudantes já foram imunizados em quatro escolas. A campanha seguirá nas demais 17 unidades que atendem a faixa etária de 10 a 14 anos.

Esgoto

A Associação Guarujá Viva – Água Viva protocolou, nesta semana (22), ofícios ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), exigindo esclarecimentos e providências imediatas diante do grave vazamento de esgoto ocorrido no último sábado (19/04), na Praia das Astúrias, um dos cartões-postais da cidade.

Riacho

O episódio, amplamente registrado por moradores e turistas, expôs novamente a fragilidade da infraestrutura de esgotamento sanitário de Guarujá. O esgoto aflorou por tampas de inspeção na Avenida General Monteiro de Barros e na Rua das Galhetas, formando um verdadeiro “riacho de esgoto” que escoou diretamente para os canais pluviais e,
posteriormente, para o mar – tudo isso em pleno feriado prolongado, com a praia lotada de famílias e crianças.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?