Connect with us

Opinião

Editorial – Parabéns, e avante

Published

on

Obter um relatório positivo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) é um claro indicativo de que o trabalho de gestão pública vem sendo bem realizado. Receber o parecer positivo em referência ao primeiro ano de gestão municipal é ainda mais valioso para a nova equipe por indicar a competência e, por outro lado, aumenta o nível de exigência para os próximos anos.
E a gestão Suman acabou de elevar o nível. O TCE divulgou nesta terça seu parecer favorável à aprovação das contas de 2017 da Prefeitura Municipal de Guarujá, primeiro ano da gestão Válter Suman (PSB). E o que não faltou foi comemoração.
O prefeito destacou o fator equipe unida em busca da meta e a superação do trabalho técnico realizado com o orçamento do governo anterior, mesmo com as pendências que foram encontradas ao longo do caminho.
Ainda mais positivo foi Suman reconhecer que “Temos muito a fazer, ainda”. Após o ‘parabéns a todos’, hora de voltar à labuta. O ‘Avante’ foi aposentado e entrou em cena ‘o trabalho é a melhor resposta’. Que assim continue!

 

Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro escolheu novamente o Guarujá para tirar uns dias de descanso. No último dia 15, Dia da Proclamação da República, o helicóptero do presidente pousou na Base Aérea de Santos, onde foi recebido pelo prefeito Valter Suman.

Diversificar
O presidente escolheu novamente Guarujá porque ficará hospedado dentro de uma unidade militar, o Forte dos Andradas, por questões óbvias, de segurança. “É pra sair um pouco da rotina de Brasília. Apesar de estar muito bem acomodado no Alvorada, mas variar, diversificar um pouquinho o ambiente é muito bom. Daqui a pouco deve ter um churrasquinho, coisa rara ter um churrasquinho com os amigos”, comentou Bolsonaro na chegada.

Em casa
Aqui ele se sente em ‘casa’. Além de churrasquinho, o presidente ainda desfrutou da acolhida de moradores de Vicente de Carvalho, o carinho da torcida do Santos F C, onde foi assistir a partida entre Santos e São Paulo, e até mesmo o transtorno no trânsito causado pela comitiva que o acompanhava em segurança foi recebido com carinho pelos moradores. Tem tudo pra voltar aqui.

Pró-Vida
Moradores vizinhos à Unidade de Saúde Dr. Janduí garantem que viram uma viatura da Sabesp cortando a água do prédio. No local, ninguém confirma a ação, mas uma fonte garante que a Pró-Vida estava ciente do corte há tempos, pois há contas em atraso… no plural.

Segurança
O prefeito Suman e o secretário municipal de Segurança Venâncio, comemoraram o aumento nas diárias pagas aos policiais que fazem parte da Operação Delegada em Guarujá. Em maio deste ano, lembra Suman, a cidade já havia renovado o convênio com a Polícia Militar para continuar contando com o programa.

Segurança II
A iniciativa permite que os policiais em horário de folga atuem de farda e com equipamentos da corporação. A diária recebida pelos agentes é custeada pela Prefeitura, e tem o intuito de trazer mais segurança, aumentar as ações de fiscalização e auxiliar ainda mais na proteção de nossos munícipes.

Ambiente
Boas notícias em breve para Guarujá. Em encontro com o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, o prefeito Suman discutiu a necessidade de avançar a aprovação de licenças ambientais para obras no Município.

 

Nossa história e a consciência negra

Durante muito tempo, comemorou-se o 13 de maio como data maior para os afrodescendentes no Brasil, pois foi nesse dia, em 1888, que a princesa Isabel pôs fim à escravidão.
Acabou com a escravidão, mas não com os negros brasileiros. Por que afirmo isso? Porque sempre nos foi ensinado que os imigrantes europeus vieram para o Brasil substituir a mão de obra escrava africana.
Por que substituir? Os negros foram mortos? Expulsos do Brasil? Não. O problema é que o estado brasileiro subsidiava a vinda de europeus, mas não a introdução dos negros no mercado de trabalho.
Nesse período, segunda metade do século XIX, havia uma teoria antropológica que tentava explicar o subdesenvolvimento com base na mistura de raças.
Ou seja, o Brasil era subdesenvolvido porque sua população era resultado da miscigenação de três raças: o nativo (índio), o branco (europeu) e o negro (africano).
A teoria sustentava que só nos tornaríamos uma grande potência quando a raça branca se tornasse única em nossa sociedade. E que isso ocorreria quando não houvesse a miscigenação.
A eugenia, teoria que busca produzir uma seleção nas coletividades humanas com base em leis genéticas, influenciou muitas pessoas no Brasil, principalmente as que tinham o poder político.
Em razão disso, os imigrantes europeus receberam do estado brasileiro mais apoio do que os escravos libertados. Na realidade, o que se pretendia na época era ‘branquear’ a sociedade brasileira.
Essa discussão é levantada hoje exatamente pela existência do dia 20 de novembro, data da morte de um dos líderes do quilombo de Palmares, maior exemplo da resistência do negro à escravidão.
O Dia da Consciência Negra é importante para compreendermos o presente, aprendendo com o passado e melhorando o futuro. Salve essa data fundamental para o entendimento de nossa história.

Zoel é professor, formado em sociologia e presidente do Sindserv (sindicato dos servidores municipais) Guarujá

 

Exmo. Sr. Válter Suman
Dd prefeito de Guarujá

Dentre as obrigações da prefeitura está a obrigação de garantir aos munícipes e visitantes o bem estar enquanto cidadãos e contribuintes, diretos ou indiretos, dos tributos arrecadados.
Nada contra a instalação da ciclofaixa, salvo no que traz de transtorno para quem ficou sem acesso e/ou parada de veículos no prédio onde reside, como é o caso do Sobre as Ondas, na Pitangueiras.
Temos entrada para veículos no prédio para carga e descarga, mas estamos impedidos de usar por falta da sinalização, que cumpre à prefeitura instalar.
Entendendo ser legítimo esse direito de acesso ao prédio para carga e descarga, similarmente ao que possuem outros prédios da cidade com ou sem ciclofaixa, serve esta para apelar mais uma vez ao espírito de justiça e de bom senso do exmo. Sr. Prefeito para que determine de imediato a competente sinalização e instalação de “placas de carga descarga” nos dois sentidos da ciclofaixa, afastando o risco de novos acidentes com vítimas e garantindo o acesso e bem-estar dos moradores do prédio, conforme já exaustivamente exposto aos auxiliares da prefeitura.

No aguardo, saudações – Edificio Sobre as Ondas – Manuel Martins – morador

 

Não vamos ter a participação do governo na criação do partido para evitar interpretação equivocada de que estou usando a máquina pública para formar um partido.

Jair Messias Bolsonaro – Presidente da República

 

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement