Connect with us

Colunas

Educação é tema da campanha católica deste ano

Published

on

Campanha da Fraternidade de 2022 busca refletir e realizar ações que promovam a educação integral das pessoas, sob os aspectos físico, psíquico, cognitivo, afetivo, moral, ético, estético, cultural, espiritual e pessoal.

Com a chegada da quaresma, logo após o Carnaval, muitas pessoas iniciam um momento de refletir sobre a sua vivência diante das dificuldades do tempo presente.

É um período que a Igreja Católica brasileira propõe temas através da Campanha da Fraternidade, para que a gente transforme, transmute as nossas realidades pessoais, familiares e sociais.

— Leia também: Histórias e curiosidades sobre a ‘Ilha dos Arvoredos’

Em 2022, a Campanha da Fraternidade começa em 2 de março, e traz o tema “Fraternidade e Educação”, relacionada com discussões sobre pontos a serem melhorados para o desenvolvimento da educação integral.

O tema já havia sido escolhido antes, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos anos de 1982 e 1998. Mas, neste ano, suplanta a educação que é ensinada na escola, e visa a plena evolução, sob os aspectos físico, psíquico, cognitivo, afetivo, moral, ético, estético, cultural, espiritual e pessoal.

O tema é baseado no Pacto Educativo Global defendido pelo Papa Francisco, citado na carta que ele escreveu para o mundo em 2020. “A educação é, sobretudo, uma questão de amor e responsabilidade que se transmite, ao longo do tempo, de geração em geração. Por conseguinte, a educação apresenta-se como o antídoto natural à cultura individualista”, refletiu o pontífice.

A reflexão deve visar o nosso pleno desenvolvimento, experimentando um olhar interno sobre nós mesmos, nossas fraquezas, intolerâncias. A busca é por respeito, empatia e solidariedade.

Os problemas sociais agravados pela pandemia do Covid-19 também terão espaço de debate e busca de um caminho para ajudar os mais necessitados. A ideia é não apenas ajudar com o processo de donativos, mas também incentivar a vacinação das pessoas.

Igreja propõe objetivos à serem refletidos

  • No total são sete objetivos específicos colocados na campanha:
    • Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pena pandemia;
    • Verificar o impacto das políticas públicas na educação;
    • Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.
    • Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição Cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus;
    • Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.
    • Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum;
    • Estimular a organização do serviço pastoral junto as escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino;

Que tal incluir a Oração da Campanha deste ano nas suas orações diárias?

Papa Francisco – 266.º Papa da Igreja Católica

Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso,
dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva.
Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que
a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos
e de esperança no ser humano.
Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço,
e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária.

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família,
em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.

Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor!
Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres,
nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.

Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.
Amém.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement