Connect with us

Sem categoria

Eleitoras e eleitores devem atualizar o aplicativo e-Título antes das eleições

Publicado

em

Eleitores que já cadastraram sua biometria na Justiça Eleitoral poderão se identificar exclusivamente pelo aplicativo, que exibirá a foto do eleitor

Da Redação

Com a proximidade do 1º turno das eleições, que ocorrerá no próximo dia 6 de outubro, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez um apelo importante aos eleitores: a atualização do aplicativo e-Título para garantir uma votação tranquila e ágil.

»» Leia também: Coop abre mais de 500 vagas de emprego no ABC: veja como se candidatar

“Que, nesse período que falta para o 1º turno, as eleitoras e os eleitores adotem as providências que são necessárias para terem tranquilidade e facilidade no dia da votação”, afirmou a ministra.

O e-Título é o aplicativo oficial da Justiça Eleitoral que funciona como uma versão digital do título de eleitor. Nele, os eleitores têm acesso rápido e fácil às suas informações cadastradas, além de funcionalidades como a consulta ao local de votação e a justificativa de ausência no pleito.

Antecipar a atualização é fundamental

A Justiça Eleitoral recomenda que as atualizações do aplicativo sejam feitas com antecedência para evitar possíveis dificuldades nos dias que antecedem o pleito, quando a alta demanda pode gerar filas virtuais e prejudicar a conexão de muitos eleitores.

“Eu gostaria de lembrar, mais uma vez, às eleitoras e aos eleitores que não deixem essa atualização para os últimos dias. É um procedimento tranquilo, fácil”, ressaltou a ministra Cármen Lúcia.

A última versão do e-Título, lançada no dia 1º de setembro, trouxe melhorias na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, além de otimizações no desempenho geral do aplicativo.

Como atualizar o e-Título?

Para atualizar o e-Título, basta acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo, seja pela Google Play (para Android) ou pela Apple Store (para iPhone), e clicar em “atualizar”. Isso garantirá que o eleitor esteja com a versão mais recente e apto a utilizar todas as funcionalidades do aplicativo.

Basta o e-Título para votar?

O e-Título pode ser utilizado no dia da votação, mas ele não substitui um documento oficial com foto. Apenas os eleitores que já cadastraram sua biometria na Justiça Eleitoral poderão se identificar exclusivamente pelo aplicativo, que exibirá a foto do eleitor. Caso contrário, será necessário apresentar um documento com foto, como RG ou carteira de motorista.

Funcionalidades do e-Título

Desde que foi lançado, em 2017, o e-Título tem facilitado o acesso dos eleitores às suas informações e serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. Além de possibilitar a emissão da via digital do título de eleitor, o aplicativo oferece outras funções, como:

Consulta ao local de votação;
Justificativa de ausência no pleito;
Emissão de certidões;
Pagamento de multas;
Autenticação de documentos;
Inscrição para mesário voluntário.
(Fonte: TSE)

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement