Guarujá em Foco
Em 30 dias, agentes retiram mais de 768 caixas de som nas praias de Guarujá
De 13 janeiro a 13 de fevereiro, foram orientados 3.906 banhistas em relação ao uso de som na praia, sendo que 768 aparelhos foram retirados pelos donos e 144 apreendidos
De Guarujá
A temporada de verão em Guarujá ficou marcada pelos transtornos na praia causados pelo som abusivo praticado pelos próprios banhistas. O volume alto nas caixas de som nos guarda-sóis e os mais variados estilos musicais criaram uma atmosfera ruidosa que rendeu muitas queixas e trabalho extra para as equipes municipais no ordenamento seguindo a Lei Municipal 44/98.
»» Leia também: Atirador do COE acerta arma de homem que atacou policiais do grupo de elite em Santos
De 13 janeiro a 13 de fevereiro, foram orientados 3.906 banhistas em relação ao uso de som na praia, sendo que 768 aparelhos foram retirados pelos donos e 144 apreendidos porque os proprietários se recusaram a cumprir a lei que estabelece o ordenamento na praia. Os dados foram apresentados na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na quarta-feira (21), no Paço Moacir dos Santos Filho.
As equipes também orientam com relação às regras para tendas e animais na faixa de areia, promovendo o ordenamento e a convivência social.
“A presença dos agentes na faixa de areia proporcionou ordenamento como também a redução dos índices de roubos na areia, que caíram em mais de 50%”, afirmou a secretária de Defesa e Convivência Social, Valéria Amorim.
Durante a operação, há distribuição de materiais informativos e o diálogo é o principal caminho adotado pelos agentes para resolver a situação. Caso o pedido não seja atendido, o equipamento de som é apreendido. Nesses casos, há a abertura de um processo administrativo e multa em CPF, além do autor da infração arcar com as custas do processo.
Carnaval
Já no Carnaval, o saldo também foi positivo, de 9 a 13 deste mês foram 1.802 orientações, 435 aparelhos retirados, 105 aparelhos de som apreendidos e 108 animais retirados.
Fiscalização
Todos os dias, 90 agentes, entre guardas civis municipais, policiais militares em Atividade Delegada (quando, em dias de folga, os agentes voluntários atuam com a hora paga pelo Município) e fiscais integram a Operação Especial de Verão de Fiscalização 2024.
As equipes percorrem as seis principais praias de Guarujá distribuindo material informativo e fiscalizando o cumprimento do Código Municipal de Posturas, que prevê as regras de praia. As denúncias podem ser realizadas no telefone 153 (GCM).
You must be logged in to post a comment Login