Guarujá em Foco
Em Guarujá, curso de panificação artesanal incentiva empreendedorismo entre os alunos
Atualmente, 70 alunos estão matriculados; boa parte já comercializa diversos produtos como foco na geração de renda
Pãozinho com sabor de empreendedorismo. Em Guarujá, o curso de panificação artesanal do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) João Paulo II, no Pae Cará, tem incentivado seus alunos a fazer desta qualificação, uma oportunidade profissional através da geração de renda. No momento 70 alunos estão matriculados na Unidade.
Leia também: e-Título: aplicativo liberado para ser baixado para segundo turno
Edilene Eugênio da Silva Felícia, 34 anos é uma delas. Aluna do Caec João Paulo II desde agosto, ela se juntou a mais duas colegas do curso e hoje comercializam os pães que aprenderam a produzir. “Foi uma união que deu certo na dificuldade. Estamos visitando os comércios da Cidade e mostrando o nosso produto. Desejamos em breve abrir no nosso próprio negócio”, contou ela que mora em Guarujá desde 2019.
Desempregada desde a pandemia, Michelle Santos de Souza, 36 anos está contente com o curso. Moradora do Pae Cará, ela aposta nas aulas de panificação do Caec para mudar essa realidade. “Já estão surgindo algumas encomendas. E o meu sonho é que eu possa logo abrir o meu próprio negócio”. Ela acrescenta que o curso é só amor e gratidão. Michelle sofria com crises de ansiedade e graças à qualificação, isso não acontece mais.
Com duração de seis meses, o curso de panificação artesanal possui alunos já a partir dos 17 anos. Quem comanda as turmas é o professor voluntário, Carlos Eduardo da Silva, que há três meses leciona no Caec. Formado em elétrica (também pelo Caec), o professor revelou que a panificação se tornou prioridade na sua vida.
Sem curso nenhum, Carlos ingressou no ramo fazendo um pão de pizza. Certa vez, uma amiga experimentou e depois o avisou sobre uma vaga de padeiro em uma padaria. Ele levou currículo e garantiu a vaga.
Sobre as aulas, o professor explica sobre as etapas. “Primeiro, eles aprendem a qualidade da farinha, qual delas é melhor para produção de bolos e de pães”. As demais fases incluem modelagem, ponto de massa, recheio, técnicas de vendas, entre outros aspectos.
Com a mão na massa, todos aprendem a fazer pães de abóbora, espinafre, integral, esfihas, brioches e outros até mais diferenciados como pão challa, rabat. Segundo Carlos, em breve, os alunos vão aprender como preparar pães de formatos mais elaborados, como por exemplo, de animais. “Eles entram aqui sem saber nada, mas saem trabalhando, tornando-se verdadeiros empreendedores”.
Aulas – O curso de panificação artesanal acontece as quartas e quintas, das 8 às 12 horas e das 17 às 21 horas. Novas vagas serão abertas em 2023. A Unidade tem hoje, aproximadamente, quatro mil alunos matriculados em mais de 50 modalidades, entre atividades esportivas, educacionais e de geração de renda. O Caec João Paulo fica na Rua Engenheiro Silvio Fernandes Lopes, 281, Pae Cará. O telefone de contato: 3352 5729.
You must be logged in to post a comment Login