Connect with us

Últimas notícias

Em Guarujá, jovem desiste de doar bebê após enfrentar parto surpresa

Publicado

em

Após um parto ‘surpresa’ durante consulta de rotina, Uma jovem de 23 anos, desistiu de doar a criança que esperava. O caso ocorreu na tarde da última segunda-feira (20), em Guarujá, e comoveu quem acompanhou o nascimento. “Eu não imaginava que estava em trabalho de parto, mas foi muito emocionante ter o meu bebê ali. Tive força para aguentar, então senti que poderia cuidar do meu filho”, disse.

Família precisa de ajuda com itens básicos como fralda e roupas

A ajudante de cozinha, de 23 anos, tem um filho de dois e, quando ficou grávida pela segunda vez, pensou em deixar o recém-nascido em um abrigo por não ter condições financeiras. “Passei por psicóloga, assistente social. Não queria doar meu filho, mas achei que não conseguiria cuidar dele”, desabafa. Ela queria deixar o filho em um abrigo e tinha a esperança de conseguir levar ele para casa quando tivesse uma situação financeira melhor.

A jovem sentiu dores e ia para uma consulta de rotina acompanhada da irmã e cunhada, na Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Sítio Conceiçãozinha. De acordo com a equipe que auxiliou o parto, elas esperavam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas o bebê nasceu antes que a ambulância chegasse.

Segundo ela, esse parto foi diferente do primeiro, e apesar de ter nove meses de gestação, ela não acreditou que estava prestes a ter o bebê. “As dores foram muito diferentes, não parecia em nada com minha outra experiência”, relata.

De acordo com a enfermeira e gerente da unidade, Ana Paula Maria Ramos, a equipe percebeu que o parto precisava ser feito imediatamente depois do primeiro exame. “Fizemos o exame de toque, e já dava para sentir a cabeça do bebê. Tivemos que fazer o parto na hora, com o que tínhamos”, conta. A enfermeira fala também que o cordão umbilical estava enrolado no pescoço do bebê, e o médico precisou ser ágil na hora de tirar.

O parto ocorreu tranquilamente, e todo o protocolo foi feito, mesmo sem tantos recursos. “Partos não são feitos nas Unidades de Saúde, mas nossa equipe fez o que era necessário no momento. Conseguir ajudar a mãe a ter o bebê saudável foi uma grande felicidade”, comemora Ana Paula. Este foi o primeiro parto realizado no local.

DOAÇÕES
Depois da decisão de manter a criança, a família precisa de ajuda com itens básicos como fralda e roupas. Por isso a equipe que realizou o parto se mobilizou para arrecadar doações na Usafa do Sítio Conceiçãozinha. Ana Paula está à frente e disse que eles aceitam toda ajuda. “Quem tiver algum item para entregar, pode trazer direto na Usafa, e procurar nossa equipe”, explica. (Fonte: G1)


 

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement