Connect with us

Guarujá em Foco

Equipes da Defesa Civil permanecem em vistoria nas áreas de risco geológico

Published

on

O acumulado médio de chuvas nas últimas 24 horas na Cidade é de 62 milímetros; órgão reforça o pedido de cuidado para os próximos dias

Após as chuvas intensas e ventos fortes que assolaram a Baixada Santista na última quinta-feira (25), as equipes de geólogos e agentes de Defesa Civil de Guarujá permanecem em vistoria nas áreas de risco geológico nesta sexta-feira (26). Neste momento, a Cidade permanece em estado de ‘alerta’, com previsão de chuva persistente até domingo (28). Por esse motivo, a recomendação é de evitar áreas de risco e ter cuidado nas próximas horas.

»» Leia também: Prefeitura acolhe três famílias preventivamente

O acumulado médio de chuvas nas últimas 24 horas na Cidade é de 62 milímetros às 15h30 desta sexta-feira (26). Não houve vítimas, mas foram registradas áreas de alagamentos, quedas de árvores, interdições e deslizamentos. Os proprietários de residências em áreas de risco foram orientados pelas equipes com relação às medidas de segurança.

Para o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Guarujá, Átila Gregório, é fundamental o trabalho de prevenção, que se iniciou na tarde de quarta-feira (24) com a divulgação de alertas e monitoramento de áreas de risco. “As equipes da Defesa Civil foram reforçadas e continuam vistoriando as áreas de risco, sempre com foco na prevenção”.

Ocorrências

Além de mais de 10 árvores removidas em diversos bairros, foram interditadas duas moradias na Rua Uruguai, na Barreira do João Guarda, na Enseada. Já no Cantagalo, duas casas foram interditadas e outras três evacuadas preventivamente pela Defesa Civil.

No Morro do Botelho, houve um escorregamento com moradores encaminhados temporariamente para a casa de parentes durante o período de chuva. Já no Morro do Tejereba, dois escorregamentos resultaram em duas residências isoladas.

Houve ainda alagamento na faixa de sopé da Vila Baiana, causando danos estruturais em duas moradias, uma interditada parcialmente e outra totalmente. No Morro do Engenho, duas moradias interditadas já estavam desocupadas desde 2020.

A Estrada de Santa Cruz dos Navegantes teve dois escorregamentos com queda de árvores, e a área da Pedreira registrou um escorregamento causando interdição de duas moradias.

Também foram registrados pequenos e médios escorregamentos sem danos no Morro do Mirante das Galhetas, Morro do Sorocotuba, na Rua Gilberto Glasser (Enseada), Morro da Cachoeira, Vila Edna e Morro do Pitiú.

Alertas

Caso queira receber alertas, o interessado deve se cadastrar gratuitamente enviando o CEP de interesse, por SMS, para o número 40199 ou baixe o aplicativo AlertaSP, disponível para IOS e Android. Em caso de emergência, avise imediatamente a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros (193).

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement