Connect with us

Entre Sons e Tons

Está chegando a imunização contra Covid-19 para criançada

Published

on

Coluna Entre Sons e Tons desta semana te conta quando será e qual vacina será disponibilizada para o público de 12 a 17 anos. Vem conferir!Banner Entre Sons e Tons

OREMOS!
ESTÁ CHEGANDO A IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID-19 PARA CRIANÇADA!

Assim que a minha filha, de 17 anos, viu um ‘banner’ do governo do estado de São Paulo em seu “twiter” sobre a vacinação de adolescentes a partir dos 12 anos de idade, já me mostrou e perguntou: Mãe! Vou vacinar! Qual vai ser a vacina? Quando vai ser?

vacina para criançasCrédito: Michel Reynolds
Somente a Pfizer é autorizada pela Anvisa para vacinação em crianças

Para responder à questão dela fui atrás da informação. Mas, já alertei para ela que não se escolhe vacina! “Vai tomar a que tiver”, respondi de pronto (sic). Mas, fui procurar saber em que pé está a vacinação para a criançada. E achei legal dividir com vocês. Enfim, todo mundo sempre tem uma criança por perto.

Leia também: Relatos apontam para queda de fios de cabelo pós-covid-19

Até o momento do fechamento desta edição, somente a Pfizer tem a inclusão em bula da indicação da vacina contra a covid-19 para crianças a partir de 12 anos. De acordo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pedido foi autorizado à Comirnaty (nome comercial da vacina da Pfizer), que é a única aprovada para este público, até o momento.

Antes, a vacina Comirnaty estava autorizada apenas para pessoas com 16 anos de idade ou mais. A ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório fora do Brasil, e avaliados pela Anvisa, quanto a indicação de segurança e eficácia.
“A decisão sobre o registro e alterações no pós-registro de uma vacina ou medicamento é da área técnica. Para as vacinas em uso emergencial esta decisão é da diretoria colegiada”, explicou a Anvisa em nota oficial para a imprensa. Nenhum outro laboratório pediu este tipo de autorização.

 

QUANDO SERÁ A VACINAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES?

Intenção do governo de São Paulo é vacinar adolescentes em agosto/Agência Brasil – Fábio Rodrigues Pozebom

Em princípio, é muito bom saber que já temos vacina aprovada no Brasil para nossas crianças. Mas, é bom saber também que a vacinação para menores depende da aquisição de vacinas por parte do governo.

Segundo divulgou o Governo Estadual, a intenção é começar a vacinar os menores a partir do dia 23 de agosto. “A inclusão deste público se deve à aquisição de lotes extras de imunizante para atender a uma demanda de 3,2 milhões de pessoas nos 645 municípios do estado”, firmou o governador João Dória, no último domingo (11).

A promessa é a de que “todos os jovens e adolescentes com mais de 12 anos até 17 anos estarão vacinados no estado de São Paulo até o dia 30 de setembro”, disse Doria.

E será feito em etapas: Na primeira etapa, já a partir de 23 de agosto até 5 de setembro, a prioridade será imunizar grávidas e adolescentes, que possuem algum tipo de comorbidade ou deficiência. Entre os dias  6 e 19 de setembro será a vez dos quem têm entre 15 e 17 anos. Já entre os dias 20 e 30 de setembro, será a vez de jovens de 12 a 14 anos em todo o estado.

E VAI MESMO ACONTECER JÁ EM AGOSTO OU NÃO VAI?

O que dá para perceber é que não há um consenso nas etapas da vacinação relacionadas ao Plano de Imunização do Ministério da Saúde e os estados do País. Embora o governo do estado de São Paulo esteja já programando a vacinação para as crianças, ainda não há a inclusão desse público no Plano Nacional de Vacinação (PNI).

E vários outros estados estão querendo vacinar adolescentes, mesmo que as pessoas mais velhas ainda não estejam imunizadas. Na última terça-feira (13), em reunião com governadores, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu que as decisões sobre a imunização de adolescentes sejam tomadas em âmbito nacional, bem como as antecipações de segunda dose, para cobrir o público adulto.

Segundo o ministro, o PNI pode até mudar a sua orientação atual, caso julgue necessário. Queiroga criticou secretários que, na avaliação dele, rompem com o que é colocado pelo programa. “A prioridade agora é vacinar todos os grupos prioritários estipulados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e imunizar a toda a população acima de 18 anos”, afirma o Ministério da Saúde.

Bom, a resposta para minha filha é: “Vamos aguardar que a sua hora vai chegar! E, até o momento, deve ser a Pfizer que você irá tomar, se é que isso importa!”

SAIBA QUAIS PAÍSES JÁ VACINAM CRIANÇAS CONTRA A COVID-19

A vacina da Pfizer foi aprovada por outras agências internacionais e já começou a ser aplicada em mais de 15 países:

Estados Unidos – Canadá – Chile – França – Alemanha – Itália – Reino Unido – Israel – Espanha – China – Japão
Cingapura – Hong Kong – Hungria – Dubai – Emirados Árabes – San Marino
Áustria – Suíça – Lituânia – Estônia – Noruega

 

E são duas doses

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement