No mês de junho, alunos das escolas municipais de Santos e Guarujá recebem o autor Thiago Cascabulho em projeto sobre cultura oceânica
O que um coral-cérebro e uma tartaruga de couro podem nos contar sobre a saúde do oceano? Este é o mote de “Lua, Colar, Coral, Mar” obra literária infantojuvenil de Thiago Cascabulho, que convoca alunos e professores a pensar, sentir e agir em defesa das águas, com o Projeto Abraça o Mar – programa de incentivo à leitura e educação ambiental.
»» Leia também: Campos de várzea do Guarujá: inclusão e lazer
Entre 07 e 20 de junho, o autor estará pessoalmente nas cidades de Santos e Guarujá para encontrar e conversar com seus leitores do Ensino Fundamental, nas escolas municipais. Serão realizados cerca de 40 encontros com as turmas que fizeram atividades de leitura e estudos a partir do livro, e também promoveram ações de impacto ambiental com a participação da comunidade escolar.
“Já estamos todos vivendo a era das mudanças climáticas. A regeneração dos ecossistemas do planeta se tornou algo urgente para o bem-estar das futuras gerações, e o oceano é peça chave desta equação”, diz Thiago Cascabulho.
“Fizemos formações de educadoras online para debater metodologia, as professoras promoveram rodas de leitura, e os alunos estudaram muito sobre tudo o que a obra apresenta. O encontro com o autor é o momento de coroação de todo o trabalho realizado, quando a criança terá a oportunidade de fazer perguntas diretamente ao escritor e, quem sabe, se inspirar para ela mesma se tornar autora de suas próprias histórias no futuro”, conta Laura Amorim, educadora ambiental e produtora executiva do Projeto Abraça o Mar.
Para Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e
Sustentabilidade da Santos Brasil, patrocinadora do projeto, a parceria fortalece o compromisso da Companhia em contribuir para a conservação do meio ambiente e desenvolvimento humano, especialmente das regiões onde mantém operações.
“Na Santos Brasil acreditamos no poder da transformação da sociedade, por meio do conhecimento e da educação ambiental. O Projeto Douradinho oferece às pessoas conscientização e atitudes de preservação, onde todos compreendem a importância da utilização correta dos recursos naturais e seu comportamento em comunidade”.
Qualquer escola do Brasil pode realizar o Abraça o Mar gratuitamente, já que todos os materiais do projeto, incluindo um curso EAD certificado pela “Pedagogia pela Liberdade” podem ser acessados livremente pelo site do programa.
COMENTÁRIOS