Connect with us

Guarujá em Foco

Estudantes de Guarujá viram protagonistas de arte urbana e confeccionam dois muros

Published

on

Pela primeira vez, a Escola Municipal Dr. Gladston Jafet é a única da Baixada Santista a ser contemplada pelo ‘Proje7o Arco-íris’; resultado final poderá ser conferido nesta sexta-feira (10), das 13 às 17 horas

A Prefeitura de Guarujá, em parceria com o ‘Proje7o Arco-íris’, está proporcionando uma experiência cultural e de cidadania inovadora na Escola Municipal Dr. Gladston Jafet desde o início da semana. Trata-se da oficina de arte urbana, que termina nesta sexta-feira (10), em uma programação especial das 13 às 17 horas. O grafiteiro local Francisco Kleison e 80 estudantes confeccionam dois muros e revelam os resultados na oportunidade.

»» Leia também: Caec em Ação de Guarujá tem edição especial neste sábado (11)

Idealizado pelo Instituto Burburinho Cultural (IBC), que tem sede no Estado do Rio de Janeiro, o Proje7o Arco-íris é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio pela empresa de logística portuária Wilson Sons. A iniciativa percorre escolas públicas pelo segundo ano consecutivo e desenvolve, junto a estudantes, artistas de grafite e coordenadores, atividades teóricas e práticas voltadas à revitalização dos muros das unidades de ensino. O trabalho foca a transformação, a inclusão social e gera um legado cultural, formativo e estético.

Na Baixada Santista, Guarujá é a primeira Cidade contemplada, por meio de parceria direta com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Ao todo, 80 estudantes são alcançados, entre os períodos matutino e vespertino. Eles participam de oficinas mediadas por um arte-educador e o grafiteiro local Francisco Kleison, responsável pela aula prática de iniciação à pintura mural.

Desta vez, os temas dos murais autorais são: estudantes no universo do conhecimento e união entre a comunidade escolar. Além das cores vibrantes e expressões realistas, um dos espaços carrega, ainda, a mensagem ‘Você tem o poder de mudar o mundo!’.

A diretora da Escola Municipal Dr. Gladston Jafet, Camila Marinho Diniz, agradece ao IBC e à empresa Wilson Sons. “Essa proposta vem ao encontro de um desejo antigo dos alunos, professores e de toda a comunidade: tornar o espaço escolar mais agradável e mais colorido, com a possibilidade de os alunos aprenderem e até de despertar talentos. E tudo isso sendo feito a muitas mãos. É uma ideia maravilhosa,” destaca.

Solenidade de encerramento

A solenidade de encerramento do projeto contará com idealizadores, patrocinadores e membros da comunidade escolar. O evento também terá a a exibição de um documentário sobre o ‘Proje7o Arco-Íris’. A produção audiovisual está disponível no YouTube, em https://www.youtube.com/watch?v=vikphnm3wZM.

O idealizador da iniciativa e diretor de projetos da IBC, Thiago Ramires, explica que o objetivo é mais que transformar as escolas visualmente, como aproximar afetiva e criativamente os alunos do ambiente escolar. “Ao longo da mobilização, os estudantes aprendem técnicas de pintura e como é possível reciclar os resíduos. Neste ano, estamos firmando novas parcerias para continuar levando o projeto para mais escolas brasileiras”, finaliza.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement